Página Inicial > Notícias > Museu do...d’Agonia

Museu do Traje acolhe inauguração da galeria Dr. Francisco Sampaio e reedição de livro sobre Romaria d’Agonia

31 Maio 2019

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover uma sessão de homenagem a Francisco Sampaio no dia 7 de junho. Pelas 19h00, no Museu do Traje, será inaugurada a galeria Dr. Francisco Sampaio e apresentada a reedição trilingue do livro “Romaria da Senhora d’Agonia”.


Para o Município, esta é uma oportunidade de prestar homenagem e agradecer o trabalho promovido por esta figura incontornável do turismo, professor e etnógrafo.


Francisco Sampaio foi, entre variados cargos, Técnico Superior do Centro de Saúde Mental de Viana do Castelo, Professor do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Presidente da Comissão Regional de Turismo do Alto-Minho, desde 1980 até se reformar, tendo sido ainda fundador da Confraria dos Gastrónomos do Minho.


Foi autor de dezenas de títulos, que versaram sobre temas de caráter histórico, arqueológico, turístico, etnográfico e gastronómico, tendo sido também colaborador de várias publicações do Alto Minho.


É reconhecido como um dos maiores conhecedores das tradições em torno da Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia, tendo até redigido a Declaração de Interesse para o Turismo da Romaria d’Agonia, entretanto aprovada, um documento que se assumia como um “selo de qualidade” da rainha das romarias.