Página Inicial > Notícias > Museu do...de Viana”

Museu do Taje recebeu a apresentação da moeda de colecção “Arrecadas de Viana”

26 Julho 2013

Foi apresentado, ontem, dia 25 de Julho, no Museu do Traje, a moeda de colecção com o valor facial de 2,50€, em prata e prata e ouro, edição para coleccionadores, denominada Arrecadas de Viana.
Na sessão de apresentação, com as intervenções de José Maria Costa, Presidente da Câmara de Viana do Castelo, Rodrigo Brum, membro do Conselho de Administração da Imprensa Nacional – Casa da Moeda e de Francisco Sampaio, ficaram acertadas novas cooperações entre a Camara Municipal de Viana e a casa da Moeda para a realização de exposições na área da numismática.
Edição da Imprensa Nacional – Casa da Moeda, esta moeda faz parte de uma colecção denominada Etnografia Portuguesa, e tem por objectivo colocar em evidência alguns elementos da cultura tradicional e popular que compõem a nossa identidade, através uma nova série de moedas de coleção intitulada «Etnografia Portuguesa».
Foram escolhidas para esta colecção umas arrecadas de Viana, uma canga de Famalicão, uma colcha de Castelo Branco, a porta de um espigueiro, uma figura imaginada por Rosa Ramalho e uma antiga máscara.
Surge, assim, em 2013, a primeira moeda desta série, que tem o valor facial de 2,50 Euro e é dedicada às «Arrecadas de Viana do Castelo», peças da ourivesaria tradicional portuguesa em filigrana cujas origens se perdem no tempo, imprescindíveis na ornamentação do traje popular das noivas minhotas.
A moeda apresentada no dia 25 de Julho, pelas 18h00 no Museu do Traje, da autoria da escultora Eloísa Byrne, realça a forma e o brilho dessas peças da ourivesaria tradicional, replicando-os nos metais empregues na sua produção, numa emissão limitada a 2500 exemplares lamelares em ouro e prata com acabamento proof, 2500 exemplares em prata, também com acabamento proof, e 100 000 exemplares em cuproníquel com acabamento normal.

Gabinete do Presidente
Câmara Municipal de Viana do Castelo