Página Inicial > Notícias > Museu de...na Arte”

Museu de Artes Decorativas recebe “Natal na Arte”

16 Dezembro 2014


O Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo acolhe, até 05 de Janeiro, a mostra “Natal Na Arte”. Trata-se de uma exposição do espólio do Museu que faz alusão ao natal, nomeadamente pinturas do século XVI, desenhos e esculturas, nomeadamente vários presépios de artesãos vencedores das mostras de presépios organizadas pela autarquia.

A exposição, que integra a programação de Natal sob o lema “Sentidos de Viana”, coloca à disposição dos visitantes o espólio natalício do museu, nomeadamente pinturas de óleo sobre madeira do século XVI, relevos em madeira, óleos sobre tela e sobre pergaminho e até desenhos a tinta-da-china com temas como a adoração dos magos ou a sagrada família.

A mostra integra ainda sete presépios, da autoria de artesãos de vários locais do país como Barcelos, Aveiro ou Marco de Canaveses e ainda em terracota e barro branco, património do Museu de Artes Decorativas.

O MAD
O Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo está instalado num solar urbano edificado em 1724, situado no Largo de São Domingos. Em 1730, o edifício foi adquirido pela família Barbosa Teixeira Maciel, ficando a ser conhecido pela “Casa dos Barbosa Macieis”. Trata-se de um edifício de linhas barrocas, embora com elementos clássicos, como os frontões triangulares que encimam as janelas, onde sobressai o brasão dos Teixeira Barbosa Maciel.

No seu interior, destacam-se três salas com alizares de azulejos a azul e branco, uma pequena capela/oratório com retábulo de talha barroca e paredes decoradas a azulejos historiados assinados pelo mestre Policarpo de Oliveira Bernardes. A coleção do museu é constituída por peças de arqueologia, numismática e heráldica e possui a mais numerosa e diversificada coleção de faianças portuguesas do século XVII e XVIII, designada de “louça azul”, de fabrico de Lisboa e Coimbra.

Especial destaque também para as faianças da Fábrica de Darque e para o núcleo de mobiliário indo-português, desenho e pintura dos séculos XVII e XVIII. Na atualidade o Museu de Artes Decorativas possui 5.196 peças inventariadas.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo