Página Inicial > Notícias > Museu de...Decorativas

Museu de Arte e Arqueologia muda de nome tornando-se Museu de Artes Decorativas

26 Janeiro 2012

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, na última reunião de executivo, o nome do Museu de Arte e Arqueologia, que agora passa a designar-se Museu de Artes Decorativas. Esta é a terceira mudança do nome do espaço e fica a dever-se ao facto do museu ser detentor de um dos maiores acervos de artes decorativas dos museus nacionais.

A designação Museu de Arte e Arqueologia, criada em 2008 para substituir a designação genérica de Museu Municipal, ficou a dever-se à exposição no corredor e debaixo dos arcos de arqueologia. Uma vez que, pela falta de condições do espaço, a exposição ficou com pouca dignidade, foi desenvolvida na Casa dos Nichos uma exposição com um discurso museológico coerente sobre a arqueologia de Viana do Castelo, o sector de arqueologia do Museu desapareceu.

A proposta assenta ainda na constatação de que a designação Arte remete essencialmente para artes plásticas (pintura e escultura), que não são a parte principal do Museu e que a Arqueologia foi deslocada para outro espaço, verificou-se que a designação anterior não correspondia ao conteúdo do museu.

Agora, o Museu de Artes Decorativas tem um dos mais importantes acervos de artes decorativas através das colecções de mobiliário (peças dos estilos D. João V, D. José e D. Maria ou de verdadeiros tesouros que são os contadores e outras peças indo-portugueses) e louça (com uma colecção de peças das melhores fábricas históricas de todo o país, com uma especial incidência na fábrica de Viana, de que detém uma das mais importantes colecções nacionais)

Também o próprio edifício reforça esta importância das Artes Decorativas, pois, sendo um solar urbano do século XVIII praticamente inalterado, mostra um ambiente de época, onde se destaca a decoração das salas de aparato com um conjunto de painéis de azulejo.

 

 

Viana do Castelo, 26 de Janeiro de 2012 

 

                                 Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo