Página Inicial > Notícias > Município...de saúde

Município prorroga apoio ao funcionamento das extensões de saúde

03 Setembro 2021

O Município de Viana do Castelo prorrogou o apoio à Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) que permite o funcionamento de diversas extensões de saúde do concelho. A Câmara Municipal assegura, assim, em parceria com as Juntas de Freguesia e através de protocolo estabelecido com a ULSAM, a alocação de Assistentes Operacionais às extensões de saúde de Vila Franca, Chafé, Castelo do Neiva, Geraz do Lima, Lanheses e Alvarães.


A Câmara Municipal aprovou ainda a atribuição de apoio financeiro às Juntas de Freguesia para que sejam executadas pequenas intervenções nas extensões de saúde de Afife e Carreço, para melhoria das condições de mobilidade dos utentes e para adaptações necessárias no combate e prevenção da COVID-19, essenciais para a reabertura das extensões locais.


Assim, de acordo com a proposta para Reabertura de Extensões de Saúde – obras de adaptação, o Município atribuiu uma verba de 7.000 euros à Junta de Freguesia de Afife para realização das obras na Extensão de Saúde local e outros 7.000 euros à Junta de Freguesia de Carreço para executar as intervenções necessárias no equipamento de saúde da freguesia.


Recorde-se que a Câmara Municipal de Viana do Castelo, desde novembro passado, alocou também três viaturas para a prestação de cuidados de saúde domiciliários, numa parceria com a ULSAM, no âmbito do projeto “Saúde Mais Próxima”. Assim, as viaturas servem os Centros de Saúde de Viana (Extensão de Lanheses) e Centro de Saúde de Darque (Extensão de Saúde de Castelo do Neiva, Chafé, Vila Franca e Moreira de Geraz).