Página Inicial > Notícias > Município...contentores de roupa

Município já entregou mais de 50 mil euros resultantes de protocolos com empresas de contentores de roupa

05 Agosto 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, e a Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, entregaram três novos subsídios a instituições de solidariedade que resultam de protocolos com três diferentes entidades, com as quais se estipulou a localização de cem contentores de roupa no concelho. Desde 2015, já foram entregues cheques num valor global de 50.612 euros a diversas instituições sociais do concelho.


O autarca entregou, assim, cheques individuais de 2.425 euros ao Centro Social e Paroquial de Vila de Punhe, Associação dos Reformados e Pensionistas do Distrito de Viana do Castelo e ao Centro Social e Cultural da Meadela. Os três novos cheques entregues resultam num apoio global de 7.275 euros.


Os protocolos assinados com as empresas Sarah Trading, Ultriplo e Wippytex, em vigor desde 2015, têm por objetivo promover o reforço da cooperação social entre as entidades e desenvolver mecanismos de cooperação que tornem possível e promovam a participação conjunta em atividades de caráter social e de emergência.


Ao todo, são cem contentores que servem para posterior entrega a instituições de solidariedade social, sendo que, por cada tonelada de roupa que é recolhida, é doada à autarquia uma quantia que visa o desenvolvimento de novos projetos de cariz social/ambiental.


Recorde-se que, para promover a Coesão Social, a Câmara Municipal de Viana do Castelo vai investir, ao longo do presente ano, mais de 567 mil euros em protocolos e apoios sociais que auxiliam dezenas de associações e coletividades do concelho. Por mês, com os diversos protocolos em vigor, o Município investe 33.869 euros em diversos apoios mensais a 26 instituições e Juntas de Freguesia do concelho para a prestação de variados apoios sociais, com apoio anual superior a 406 mil euros. Noutros apoios, que incluem verbas para aquisição de viaturas e equipamentos ou obras de conservação e reabilitação, a autarquia investe ainda mais de 161 mil euros, ao longo de 2019.