Página Inicial > Notícias > Município...carrinhas

Município investe 100 mil euros para apoiar cinco instituições do concelho na aquisição de carrinhas

15 Julho 2021

O Município de Viana do Castelo assinou protocolos de cooperação e apoio financeiro para a aquisição de carrinhas por parte de instituições do concelho, num investimento global que ascende a quase 100 mil euros. Os protocolos foram assinados com quatro Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e com uma associação cultural, visando apoiar as atividades diárias destas coletividades vianenses.


A autarquia vai, assim, apoiar, com 19.471 euros o Centro Social e Paroquial de Mazarefes, IPSS com atividade desde a década de 90 e cuja intervenção social tem abrangido as freguesias de Mazarefes, Vila Fria e Darque. O Serviço de Apoio Domiciliário - SAD - é a principal resposta desta entidade, através da distribuição de alimentação, tratamento de roupas, higiene pessoal e habitacional. Neste momento, o Centro Social e Paroquial de Mazarefes tem capacidade de apoiar cerca de trinta famílias, pelo que esta resposta exige a utilização diária de duas viaturas e uma das viaturas que presta apoio a este serviço não tem as condições necessárias e já apresenta algumas debilidades, fruto da sua antiguidade.


Já o Centro Paroquial e Social de Riba e Lima é uma instituição que presta o apoio adequado às necessidades sentidas pela população abrangida. Atualmente, a IPSS tem nas suas competências várias respostas sociais, abrangendo várias faixas etárias e, por necessidade de melhorar os serviços prestados aos seus utentes com maior eficiência, esta entidade necessita de uma viatura de ligeiros para apoio das suas atividades diárias, pelo que apoio da autarquia será de 25 mil euros.


O Município vai também apoiar a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), que tem como missão a defesa dos direitos e interesses das pessoas com deficiência visual, tendo em vista a sua plena integração socioprofissional. A ACAPO tem em funcionamento em Viana do Castelo um centro de atendimento, acompanhamento e animação para pessoas portadoras de deficiência visual e necessita de uma viatura de ligeiros para apoio das suas atividades diárias, sendo o apoio protocolado de 15 mil euros.


Também foi assinado protocolo com a Íris Inclusiva – Associação de Cegos e Amblíopes, que tem como missão promover a plena inclusão comunitária e social das pessoas cegas e com baixa visão, através do desenvolvimento de um conjunto diversificado de projetos, serviços e intervenções centrados no desenvolvimento da autonomia e na participação plena. Esta entidade necessita de adquirir uma viatura para apoio às suas atividades diárias, sendo o apoio municipal de 15 mil euros.


Foi ainda assinado um protocolo de cooperação e apoio financeiro com a Banda Velha da Casa do Povo de Barroselas, instituição fundada em 1864 e que desenvolve, no concelho e, em especial, no território do Vale do Neiva, um trabalho de valorização cultural da população na área musical, potenciando o incremento de uma elevada relevância cultural no nosso espaço. As atividades da Banda Velha implicam a deslocação constante de músicos e instrumentos, motivo pelo qual manifestou junto do Município uma necessidade antiga de aquisição de uma viatura que seja coadjuvante em todas as suas atividades, que será agora apoiada com 25 mil euros.