Página Inicial > Notícias > Município...centenárias

Município Homenageia 3 Conferências Vicentinas centenárias

24 Janeiro 2013

Decorreu, no domingo, dia 20 de Janeiro, no Teatro Municipal de Sá de Miranda, a Sessão Solene da Comemoração do 165º Aniversário da Elevação de Viana do Castelo durante a qual foram distinguidos os seguintes cidadãos e instituições de mérito: Benjamin Enes Pereira, etnógrafo, Alfredo Reguengo, poeta vianense e jornalista, Luis Leão Pinto, campeão mundial de BTT, Rui Sousa campeão nacional de estrada de ciclismo, Conferência de S. Vicente de Paulo de Barroselas, de Vila de Punhe e de Vila Franca, Neves Futebol Clube, Banda Escuteiros de Barroselas, Associação das Velhas Guardas dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, Centro de Atletismo de Mazarefes, Grupo de Folclore Casa de Portugal de Andorra, Associação Cultural do Minho de Toronto e as 40 Juntas de Freguesia do Concelho de Viana do Castelo. 

Na passagem do seu centenário, o Município de Viana do Castelo deliberou distinguir a Conferência de S. Vicente de Paulo de S. Pedro de Barroselas, a Conferência Vicentina de Santa Eulália de Vila de Punhe e a Conferência de S. Vicente de Paulo S. Miguel de Vila Franca. 

Todas fundadas em 1912, estas conferências são associações de leigos Cristãos, vocacionadas para o auxílio aos “pobre envergonhados” - usando a antiga expressão- já que hoje são consideradas associações de Solidariedade Social. A ação vicentina preocupa-se com a promoção do homem na sociedade e respeito pela dignidade de cada pessoa. 

Têm desenvolvido a sua acção de acordo com os ideais e práticas de S. Vicente de Paulo com o objectivo de proceder à recolha, administração e distribuição dos dinheiros e dádivas recolhidas pela população e famílias mais carenciadas. 

 

Viana do Castelo, 22 de Janeiro de 2013.

Câmara Municipal de Viana do Castelo
Gabinete do Presidente




 conferenciavilapunheadrianonovo          conferenciabarroselasbeneditomeiracunha

presidentejuntaconferenciaeneves