Página Inicial > Notícias > Município...Imigrantes

Município de Viana do Castelo vai desenvolver Plano Municipal de Integração de Imigrantes

27 Janeiro 2015

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai elaborar um Plano Municipal de Integração de Imigrantes de Viana do Castelo, depois de aprovada a candidatura ao Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros, através do Alto Comissariado para as Migrações. O documento pretende elencar um conjunto de ações de caráter social, cultural e recreativas direcionadas aos nacionais de países terceiros que residam ou trabalhem no concelho de Viana do Castelo.

O documento pretende servir de orientação à política local de integração de imigrantes, abarcando questões de suporte social, emprego, saúde, cultura e lazer. O objetivo principal deste projeto é promover a integração, participação, igualdade e coesão social dos cidadãos imigrantes na comunidade local e desenvolver sentimentos de confiança, equilíbrio e segurança dos cidadãos nacionais relativamente aos imigrantes, assim como criar mecanismos facilitadores da vida quotidiana.

Este documento orientador da política local de integração servirá depois de base a um plano de ação de integração de imigrantes em Viana do Castelo.

De sublinhar que, no distrito de Viana do Castelo e segundo dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, existem imigrantes de 63 nacionalidades, com maior concentração no concelho de Viana do Castelo. No Município de Viana do Castelo, o Plano de Desenvolvimento em Saíde já contempla as migrações como prioridade de intervenção, tendo sido criada, em 2009, uma equipa de trabalho para tentar encontrar solução para problemas que vão surgindo com os imigrantes e com propostas, projetos e programas próprios.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo