Página Inicial > Notícias > Município...solidariedade social

Município de Viana do Castelo já realizou 98 testes COVID-19 em instituições de solidariedade social

09 Abril 2020

O Município de Viana do Castelo efetuou, nas últimas duas semanas, 98 testes para despiste de COVID-19 em Instituições Particulares de Solidariedade Social, sendo que 66 foram efetuados a funcionários das instituições e 32 a utentes, abrangendo duas unidades residenciais de idosos e uma unidade de cuidados continuados.


A realização destes testes foi executada em estreita colaboração com a autoridade de saúde pública concelhia e de acordo com os critérios definidos pela mesma.


Estes testes realizados pelo Município complementam a realização de outros efetuados pelas autoridades de saúde concelhias e distritais, sendo que a autarquia continua disponível para a realização de outros testes, desde que sejam solicitados pela autoridade de saúde e para apoiar as instituições do concelho.


De lembrar que, paralelamente, o Município de Viana do Castelo tem apoiados as IPSS’s locais com o fornecimento de equipamento de proteção individual, nomeadamente máscaras e luvas, suprindo as dificuldades das entidades em ir ao mercado em tempo útil para poder adquirir as mesmas.


Foram já entregues pela Câmara Municipal às Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho dez mil máscaras P1 e cinco mil pares de luvas.


O Município vai também fornecer equipamento de proteção individual aos profissionais de saúde. Assim, para o Hospital Distrital seguem mil máscaras P2 e para a Cruz Vermelha de Viana do Castelo e para os Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo 500 máscaras P2.