Página Inicial > Notícias > Município...de Freitas

Município de Viana do Castelo homenageou Aurora de Freitas

26 Maio 2010

DSC_0275aO Presidente da Câmara Municipal recebeu hoje Aurora de Freitas, a vianense emigrada em França que recebeu o Prémio Mercado Único atribuído pela Presidência sueca e Comissão Europeia. A sessão, que se segue a uma homenagem efectuada pela Junta de Freguesia de Mujães de onde Aurora de Freitas é natural, serviu para que a homenageada explicasse o longo trabalho que tem desenvolvido e para que o Presidente da Câmara a convidasse a acompanhar algumas iniciativas da Autarquia, como a Romaria d’Agonia.

O prémio, que pretende realçar a importância do mercado interno, foi atribuído pela primeira vez pela Presidência sueca e pela Comissão Europeia. Foi conferido a Aurora de Freitas, vianense emigrada em França que, desde 2004, pressiona os poderes públicos franceses no sentido de facilitarem a concessão de títulos de residência em França a cidadãos portugueses.

O Prémio que prestigiou a emigrante pretende realçar a importância do mercado interno e, simultaneamente, sensibilizar para as oportunidades associadas à livre circulação de pessoas, mercadorias, serviços e capitais da União Europeia, chamando a atenção para as empresas, as pessoas ou organizações que contribuam para melhorar a eficácia do mercado interno.

Aurora de Freitas, de 65 anos, vive em França desde 1968. Trabalhou como designer e estilista durante muitos anos, estando aposentada. Hoje, dedica-se a auxiliar outras pessoas a fazerem valer os seus direitos no mercado interno europeu, encontrando soluções práticas para os problemas e procurando evitar obstáculos.

Elogiada pelo autarca José Maria Costa pelo trabalho que desenvolve, Aurora de Freitas aproveitou a ocasião para divulgar o seu trabalho, nomeadamente a associação “Minhotos de Viana do Castelo”, criada em 2007 em França.

 

Viana do Castelo, 26 de Maio de 2010

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo