Página Inicial > Notícias > Município...empresários

Município de Viana do Castelo em Buenos Aires para reunir com emigrantes, industriais e empresários

11 Março 2019

Uma comitiva do Alto Minho, que integrou o Município de Viana do Castelo, o Município de Vila Nova de Cerveira e a Junta de Freguesia de Castelo do Neiva, visitou a comunidade portuguesa em Buenos Aires, na Argentina, onde estão integrados muitos castelenses, entre estes vários industriais e empresários de sucesso.


A comitiva visitou um empreendimento industrial de um português de Castelo do Neiva e reuniu com o Clube Português da Gran Buenos Aires. Durante a sessão, foi assinado o livro de honra e decorreu um jantar convívio, havendo lugar a uma discussão da promoção da cultura, nomeadamente do folclore do Alto Minho.


A delegação do Alto Minho esteve ainda em duas rádios locais para entrevistas, nomeadamente a SL CER e a Rádio del Pueblo, que pertencem à comunidade portuguesa de Buenos Aires. Nas entrevistas, foi referenciada a importância da cooperação entre o Alto Minho e as comunidades portuguesas na Argentina.


Em Buenos Aires, decorreu ainda um convívio no do Club Portugues Esteban Echevarria, onde participaram a Presidente do clube, Otília Cruz, o Embaixador Português na Argentina, o Presidente do Município de Esteban Echevarria e representantes do Conselho das Comunidades Portuguesas da América do Sul, bem como o delegado da AICEP, num evento que contou com a presença de cerca de três centenas de portugueses.


No encontro, os autarcas foram agraciados com o título de Cidadão Honorário do Município de Esteban Echeverria e foi ainda perspetivada uma geminação entre Viana do Castelo e aquele município como forma de promover o estreitamento das ligações culturais e económicas.


Nestes contactos, foi ainda abordada a possibilidade de, até ao fim do ano, se promover uma visita de caráter empresarial e cultural a Buenos Aires com o apoio da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) para promover a Argentina e o Alto Minho.


O autarca vianense, José Maria Costa, reforçou que “Viana do Castelo foi muito bem acolhida” e garantiu que “existe um forte incentivo e está a ser feito um extraordinário trabalho pelos clubes de Buenos Aires, que contam com rádios locais que promovem a cultura portuguesa, com grupos que promovem o folclore, bem como um forte dinamismo empresarial da comunidade”.