Página Inicial > Notícias > Município...Reciclar”

Município de Viana do Castelo e Resulima envolvem uma centena de estabelecimentos no “Comércio a Reciclar”

26 Outubro 2018

O município de Viana do Castelo está a promover, até final do mês de outubro, a campanha de sensibilização “Comércio a Reciclar”, que envolve cerca de uma centena de estabelecimentos comerciais. Esta iniciativa, da responsabilidade da Resulima, em parceria com os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC), é dirigida ao canal Horeca, comércio e serviços, e tem como objetivo sensibilizar para a correta separação dos resíduos, visando a separação seletiva da fileira de vidro.


No concelho de Viana do Castelo, está a ser desenvolvido um projeto piloto nas freguesias limítrofes da Resulima, como Alvarães, Chafé, S. Romão de Neiva, Vila Fria e Vila Nova de Anha. O “Comércio a Reciclar” inclui ações de sensibilização de contato direto junto de uma centena de estabelecimentos, com a entrega de pequenos contentores, destinados à deposição seletiva de vidro. A recolha do vidro para reciclar será efetuada pela Resulima, sem qualquer custo para o utente.


Este é um projeto que tem o apoio do Fundo de Coesão da União Europeia, através do PO SEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.


Em toda a área geográfica da Resulima está a ser realizada uma campanha de sensibilização ambiental que irá abranger cerca de 1.200 estabelecimentos e que tem como objetivo informar o comércio e serviços sobre as vantagens de separar as embalagens usadas, bem como informar sobre o seu sistema de recolha seletiva e ajudar a encontrar soluções sempre que existam impedimentos à sua participação.


Durante as visitas a cada estabelecimento as dúvidas sobre a reciclagem são tratadas, bem como os benefícios da separação das embalagens.