Página Inicial > Notícias > Município...a Europac

Município de Viana do Castelo congratula-se com assinatura de contrato de investimento com a Europac

14 Agosto 2014

A Câmara Municipal de Viana do Castelo congratula-se com o investimento anunciado hoje pelo Conselho de Ministro para o reforço da Europac (antiga Portucel Viana) no valor de 88 milhões de euros e que vai permitir a consolidação desta empresa de produção de papel kraftline.

O investimento na fábrica de Viana do Castelo permitirá criar e manter 315 postos de trabalho, pelo que o Município assevera que o reforço de investimento na empresa, juntamente com outras empresas do concelho, irá impulsionar a atividade económica e o emprego, contribuindo para o aumento da exportação e dinamização do porto comercial de Viana do Castelo.

A Europac foi fundada em 1973 e iniciou laboração em Viana do Castelo sob a denominação de Portucel Viana. Hoje, a empresa afirmou-se já como o quarto maior produtor europeu de cartão canelado e a Europac, o grupo espanhol que desde 2005 detém a empresa, aposta em tornar a fábrica minhota na primeira da Europa, sendo líder do mercado do sul da Europa.

A Europac Viana foi distinguida em 2013 pelo Kaisen Institute na categoria de “Excelência no Sistema de Melhoria Contínua”, premiando assim esta inovadora unidade fabril que, ao longo dos últimos dez anos, investiu cerca de 150 milhões de euros na modernização e na otimização e alargamento da sua atividade, não só na área de fabricação de papel de embalagem, mas também na produção de energia por biomassa florestal.

Também o Município de Viana do Castelo distinguiu esta unidade fabril em 20 de janeiro passado, Dia da Cidade, com o título de Instituição de Mérito pelo trabalho na dinamização da economia vianense.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo