Aprovado, ontem, em reunião do Executivo camarário, o Plano de Actividades e Orçamento da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados no valor de 81,2ME, traduz uma grande contenção nas verbas e uma prioridade na área da educação e na área social.
Assim, nas grandes opções do plano continuam os apoios na educação e na área social bem como na dinamização da actividade económica e atractividade de novas empresas e investimentos para o concelho e na aposta na economia do mar e na cidade náutica.
O orçamento aprovado para 2013 reflecte um exercício rigoroso na gestão dos dinheiros públicos com poupança na despesa corrente municipal e na redução de despesas na aquisição de bens e serviços e contratações externas.
O Municípios de Viana do Castelo, apesar dos sucessivos cortes nas transferências da Administração Central, continua, em 2013, a fazer um esforço financeiro para o apoio das actividades associativas, culturais e desportivas e reforça a coesão territorial com a continuidade das transferências para as Juntas de Freguesia de meios financeiros e de competências, garantindo-se, assim, os serviços públicos de proximidade às populações.
O Plano e Orçamento para 2013 reflecte, também, uma redução do endividamento do município e a sustentabilidade financeira dos apoios aos investimentos e a aposta na afirmação de Viana do Castelo no contexto regional e nacional como uma cidade com uma forte identidade cultural e uma forte ligação ao mar.
Em 2013, prosseguem um conjunto de investimentos financeiros com fundos comunitários, nomeadamente no alargamento das redes de água e saneamento, nas infraestruturas e parques empresariais e na construção de equipamentos de desportos náuticos.
O Executivo Municipal aposta, assim, numa gestão austera, rigorosa mas flexível por forma a fazer face às expectativas económicas e sociais muito difíceis que se prevêem para o próximo exercício.
Viana do Castelo, 12 de Dezembro de 2012.
Câmara Municipal de Viana do Castelo
Gabinete do Presidente