Página Inicial > Notícias > Município...Vicentinas

Município assina protocolos para entregar carrinhas a três Conferências Vicentinas

29 Maio 2020

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, assinou hoje os protocolos que permitem ao Município apoiar a aquisição de três viaturas de apoio ao serviço prestado por três Conferências Vicentinas do concelho. A assinatura dos protocolos, que contou com a presença da Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, implica um apoio global de 48 mil euros por parte da autarquia.


O autarca destacou o trabalho inexcedível das Conferências Vicentinas, realçando “a entrega e a dedicação” dos voluntários que têm ajudado a suprir necessidades que a pandemia por COVID-19 veio acentuar.


Assim, o Município apoia a aquisição de veículos para a Conferência Vicentina de São Pedro de Barroselas, Conferência Vicentina de Santa Cristina da Meadela e Conferência Vicentina do Senhor do Socorro da Areosa. Foi aprovado um valor de 16 mil euros para cada viatura, o que perfaz um subsídio total de 48 mil euros ao Conselho Central de Viana do Castelo da Sociedade de São Vicente de Paulo.


De acordo com a proposta, “a ação vicentina preocupa-se com a promoção do homem na sociedade e com o respeito pela dignidade de cada pessoa, tendo como missão a intervenção junto de famílias mais desfavorecidas, disponibilizando alimentos, brinquedos, roupa e calçado, e ainda mobília e eletrodomésticos que lhes são doados”. Para que esta ação solidária possa acontecer, é necessário um meio de transporte, uma vez que é necessário percorrer longas distâncias.


“Pretendemos que estas viaturas continuem a possibilitar uma intervenção eficaz junto de famílias e cidadãos em situação de vulnerabilidade ou elevada carência”, termina a proposta.


O concelho de Viana do Castelo conta com 21 Conferências Vicentinas que atuam diretamente junto da população, assumindo-se como associações de leigos Cristãos, vocacionadas para o auxílio aos mais carenciados e, hoje em dia, consideradas associações de solidariedade social.