Página Inicial > Notícias > Multinacional...da Árvore

Multinacional francesa do setor automóvel realizou plantação na Escola Básica e Secundária de Arga e Lima para assinar Dia da Árvore

21 Março 2019

Uma multinacional francesa do setor automóvel assinalou o Dia da Árvore, celebrado a 21 de março, com a realização de uma plantação na Escola Básica e Secundária de Arga e Lima, em Lanheses. A Eurostyle Systems, situada na Zona Industrial de Lanheses, no âmbito da responsabilidade social empresarial, aliou-se aos estudantes da escola vianense para promover a plantação, numa iniciativa à qual a Câmara Municipal de Viana do Castelo também se associou, dada a importância da mesma.


Recorde-se que a Escola Básica e Secundária de Arga e Lima, que conta com jardim-de-infância, 1º Ciclo 2º Ciclo, 3º Ciclo, ensino secundário e profissional, é uma Eco-Escola galardoada. O estabelecimento de ensino entrou no programa Eco-Escolas no ano letivo 2016/2017, tendo já sido galardoada por boas práticas.


As Nações Unidas deliberaram, numa Resolução de novembro de 2012, que o dia 21 de março de cada ano seja celebrado, desde 2013, como o Dia Internacional das Florestas.


Esta decisão, que teve como ponto de partida os sucessos alcançados com o Ano Internacional das Florestas 2011, assume como objetivo principal garantir que as gerações futuras continuarão a beneficiar dos múltiplos serviços e produtos que devemos a todos os tipos de florestas, defendendo para tal um incessante empenho na gestão sustentável das florestas, em paralelo com um continuado esforço de conservação e ordenamento dos espaços florestais naturais.


Para assinalar o dia, o Município de Viana do Castelo promoveu também a plantação de 3.500 carvalhos e pinheiros numa área de três hectares em Vilar de Murteda, numa atividade que contou com cerca de uma centena de estudantes, entre alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, Escola Básica Pintor José de Brito e centro de formação Despertar.


Recorde-se que a Câmara Municipal de Viana do Castelo, no âmbito da sua Agenda do Ambiente e da Biodiversidade para o quadriénio 2017-2021 tem em curso a Estratégia Municipal para a Conservação da Natureza, tendo planeada a plantação de 115 mil árvores autóctones nas Áreas de Reabilitação Ecológica (áreas classificadas e ardidas), numa área total estimada de intervenção de 100 hectares. As espécies a plantar são, entre outras, o freixo, o carvalho, o sobreiro e o pinheiro, que vão substituir infestantes e recuperar áreas ardidas. Nas inúmeras ações previstas serão envolvidas associações, comunidades educativas, empresas e comunidade em geral.