Página Inicial > Notícias > Mostra de...Vale do Neiva

Mostra de Saberes Populares do Vale do Neiva

22 Setembro 2011

logo_teiaO Grupo de S. Paulo de Barroselas, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no próximo fim-de-semana (24 e 25 de Setembro), na sede do grupo, uma Mostra de Saberes Populares do Vale do Neiva. Sob o lema “Os fios que teceram e unem o Grupo S. Paulo”, a mostra integra diversas actividades, com destaque para as espadelas animadas.

A abertura está marcada para as 15h00 de sábado, com uma visita guiada à exposição que permitirá visualizar actividades relacionadas com o ciclo do linho e da lã e que pretende evocar os aspectos mais significativos e característicos do Grupo S. Paulo de Cruz ao serviço da cultura.

Pelas 21h30, está prevista uma espadela animada ao som de música tradicional. Para domingo, pelas 10h30, decorre nova visita guiada.

Criado em 1966 em Barroselas, ou melhor, S. Pedro de Capareiros, o Seminário dos Missionários Passionistas destacava-se como espaço de dinamização espiritual. Para além da sua acção a nível religioso, gradualmente foi-se abrindo a novos horizontes, tendo surgido um grupo de jovens liderado pelo Padre João Bezerra, Missionário Passionista, que teve a iniciativa de formar um grupo de teatro, e que mais tarde deu origem a uma estrutura cultural única e especial: o Grupo S. Paulo, mais tarde Grupo S. Paulo da Cruz com Teatro, Desporto, Coral, Folclore, Juvenil, e Imprensa.

 

Viana do Castelo, 22 de Setembro de 2011

                                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo