Página Inicial > Notícias > Montaria...turismo equestre

Montaria acolheu Seminário que valoriza Garrano enquanto produto de turismo equestre

22 Abril 2021

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, ontem, na freguesia da Montaria, o seminário “O Garrano é inteligente Seminário de Equinologia e Turismo Equestre?”, que contou com a colaboração de especialistas nacionais e internacionais.


Este encontro realizou-se no âmbito dos projetos de investigação científica internacional sobre equinologia, linguagem, cognição e interações, em desenvolvimento em Viana do Castelo, assentes na observação dos garranos que habitam na Serra d’Arga em regime semisselvagem.


O programa do seminário integrou dois painéis que abordaram temáticas como a escola no território do garrano, a equinologia, a linguagem, a cognição, as interações Homem-Cavalo, o turismo científico e o turismo equestre, abrindo novos caminhos de valorização do Garrano. Pretendeu-se, assim, disponibilizar todo o conhecimento sobre o Garrano, enquanto património natural e cultural, resultante destes projetos, aos agrupamentos escolares do Município, visando o enriquecimento dos currículos do ensino básico e secundário, no âmbito dos projetos de diferenciação e flexibilidade curricular.


Na sessão de encerramento, o Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, valorizou este produto de turismo equestre da Serra d’Arga, informando os presentes que o próximo vídeo publicitário da entidade regional terá uma referência ao garrano.


Recorde-se que estes estudos sobre os garranos se iniciaram em 2015 por investigadores das universidades de Kyoto e Paris Sorbonne Nouvelle, entidades com as quais a Câmara Municipal de Viana do Castelo celebrou um primeiro protocolo de colaboração em 2016.


No sentido de dar continuidade a essas investigações e aprofundar o desenvolvimento de uma nova ciência, a equinologia, foi celebrado no dia 21 de janeiro deste ano um novo protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal, a Junta de freguesia de Montaria, o Instituto do Cavalo e da Equitação Portuguesa e a associação O caminho do Garrano. Os objetivos deste protocolo são a criação do primeiro Laboratório Internacional de Investigação em Equinologia, com sede em Viana do Castelo. Em paralelo, pretende-se assegurar uma estratégia de consolidação do destino equestre no território através da execução de um novo projeto de turismo designado Vilas e Aldeias Equestres entre Arga e Lima, que resulta de uma candidatura apresentada ao Turismo de Portugal, numa parceria entre os municípios de Viana do Castelo, Ponte de Lima e Caminha e cujo epicentro é a Serra d’Arga.