Página Inicial > Notícias > Modernização...Planeamento

Modernização do corredor ferroviário Aveiro-Salamanca: RIET pede reunião ao Ministro do Planeamento

12 Junho 2018

A RIET – Rede Ibérica das Entidades Transfronteiriças, durante a reunião da Comissão Executiva deste órgão que se realizou hoje em Viana do Castelo sob a presidência do autarca José Maria Costa, manifestou a sua preocupação no que diz respeito à modernização do corredor ferroviário Aveiro-Salamanca, solicitando uma audiência ao Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.


Esta foi uma das conclusões da reunião realizada em Viana do Castelo, que serviu para preparar as propostas da próxima Cimeira Ibérica 2018. Esta entidade transfronteiriça, projeto nascido em 2009 e constituído por organizações municipais, empresariais e académicas próximas da fronteira de Espanha e Portugal, foi criada com para promover a cooperação transfronteiriça, o desenvolvimento socioeconómico nos territórios fronteiriços e de se estabelecer como uma única comunidade de interesse perante os governos de Espanha, Portugal e da União Europeia.


Na reunião foram delineadas as propostas, que se dividem em cinco eixos estratégicos considerados vitais para a competitividade do território ibérico e do bem-estar dos seus cidadãos. Assim, destaca-se a criação de uma Unidade de Coordenação de Emergências, a articulação de mecanismos para a segurança marítima, mas também, no que toca à mobilidade, o investimento na modernização do corredor Aveiro-Salamanca.


Por isso, ficou decidido solicitar à tutela uma reunião para debater este assunto, sendo que na próxima Cimeira Ibérica estará em causa a criação de um Plano de Mobilidade Transfronteiriça.


Paralelamente, decorreu a reunião do Conselho Consultivo de Fronteira, que integra nomes como Luís Braga da Cruz, Júlio Pedrosa, José Soeiro, Eduardo Junco, José Bugallo, Arlindo Cunha, Xoan Vasquez Mao, entre outros.