Página Inicial > Notícias > Modernização...fim do ano

Modernização da Linha do Minho entre Nine e Viana do Castelo concluída até fim do ano

30 Julho 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, esteve na consignação da empreitada de beneficiação da Linha do Minho entre Viana do Castelo e Valença, numa cerimónia que contou com a presença do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques. Na cerimónia foi anunciado que a modernização da ligação de comboio Nine a Viana do Castelo ficará concluída até final deste ano, numa obra de 44 quilómetros de extensão.


O troço entre Nine (Braga) e Viana do Castelo está atualmente a sofrer obras de eletrificação e modernização e representa um investimento de 83 milhões de euros.


A consignação da empreitada entre Viana do Castelo e Valença representa uma obra de 49 quilómetros de extensão, num investimento de 120 milhões de euros, para beneficiação da ferrovia, sistemas de comunicação, cantenárias e estações de potência de alimentação.


Este investimento vai permitir a circulação de passageiros com maior qualidade, permitindo a chegada do Alfa Pendular a Viana do Castelo e Valença, possibilitando ainda o cruzamento de comboios de mercadorias através da duplicação de via em algumas zonas, nomeadamente em Carreço. Esta obra vai permitir triplicar o número de comboios a circular na Linha do Minho e reduzir o tempo de viagem.


Recorde-se que, em julho o Presidente da Câmara Municipal solicitou uma audiência ao Presidente da Junta da Galiza para apelar a um compromisso espanhol para a modernização da ligação ferroviária entre Porto e Vigo. O autarca, em sequência de várias diligências já efetuadas junto da Junta da Galiza e do Ministério do Fomento Espanhol, pretende que haja um compromisso ibérico e, em especial, do Governo Espanhol, para que a ligação dos últimos 16 quilómetros a Vigo seja alterada através da construção de um novo corredor ferroviário que permita a ligação entre o Porto e Vigo, direta à atual estação que serve o TGV Galiza.