Página Inicial > Notícias > Modernização...milhões de euros

Modernização Administrativa: Câmara Municipal investiu 2.1 milhões de euros

19 Maio 2011

modenrizaaoA Câmara Municipal tem em marcha um ambicioso plano de modernização da administração municipal que contempla sectores importantes da Autarquia como o urbanismo digital, a desmaterialização do licenciamento ou o apetrechamento tecnológico municipal. Na sessão de apresentação, onde esteve presente a Secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão, foi anunciada a criação do portal das freguesias até final do ano, numa altura em que foram já investidos mais de 2.1 milhões de euros desde 2008.

Estas medidas, que permitem mais agilidade, maior eficácia, mais celeridade e maior transparência nos serviços autárquicos, surge na sequência de alterações profundas que tem vindo a ser implementadas na Câmara Municipal de Viana do Castelo como, por exemplo, o manuseamento digital de todos os planos de pormenor, de urbanização e do Plano Director Municipal, da adequação e simplificação do Regulamento Municipal de Taxas e Outras Receitas de Urbanização e Edificação ou da implementação de ferramentas de novas tecnologias nos serviços de licenciamento e gestão urbanística.

No âmbito desta política de modernização administrativa dos serviços, foram igualmente dados importantes passos na desmaterialização digital e é possível remeter via digital aos serviços da Administração Local e Central - e para efeitos de Certidão de IMI - os projectos aprovados e telas finais, permitindo poupanças de tempo, de dinheiro e de limite de prazos ou mesmo a emissão online de plantas de localização.

Certo é que todas as medidas deste ambicioso projecto de modernização administrativa marcam uma nova “era” na relação do Município com os cidadãos. O recurso às novas ferramentas tecnológicas - tramitação digital de todos os procedimentos administrativos na área do licenciamento - está a permitir uma agilização e consequente celeridade nas decisões, como uma elevada e garantida transparência das respectivas decisões associadas.

Assim, os principais investimentos para a Modernização Administrativa em Viana do Castelo foram a Rede de Fibra Óptica (35 quilómetros que interligam todos os edifícios municipais), a instalação de Data Center (centralização de serviços), o apetrechamento tecnológico das escolas, a central de digitalização, a criação de um Portal de Atendimento /Gestão Documental/ Integração, a criação do Urbanismo Digital, a modernização da comunicação (eliminação de faz, telefones VOIP) e está em fase de criação o Portal das Freguesias | Portal da Educação | Serviços Online.

            Na sessão de apresentação, a governante elogiou o trabalho desenvolvido, considerando o trabalho uma “mudança de cultura” já que se tratou de um dos processos mais difíceis das autarquias. “Trata-se de um trabalho notável”, referenciou.

 

Viana do Castelo, 19 de Maio de 2011

                                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo