Página Inicial > Notícias > Procissão...16 de julho

Procissão e Missa assinalam 100 anos da GNR em Viana do Castelo dias 15 e 16 de julho

15 Julho 2019

Nos dias 15 e 16 de julho, os militares da GNR de Viana do Castelo integram a Procissão e Missa em honra de Nossa Senhora do Carmo, a padroeira da instituição. Às 21h00 de segunda-feira, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo acolheu uma Procissão comemorativa. Na noite desta terça-feira, 16 de julho, acontece a Solene Eucaristia de Nossa Senhora do Carmo, presidida por D. Anacleto Oliveira, Bispo da Diocese de Viana do Castelo, com participação do Coro da Banda Marcial da GNR, do Porto e Guarda de Honra ao Altar.


Recorde-se que, durante a apresentação do programa comemorativo dos 100 anos da GNR vianense, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo indicou que estas comemorações pretendem enriquecer o conhecimento existente sobre a GNR e destacar a presença da Guarda Nacional Republicana no concelho, assegurando, ainda, que os Cadernos Vianenses de 2019 vão assinalar o centenário da instituição. O Comando Territorial de Viana do Castelo tem um efetivo, entre militares e civis, de cerca 650 elementos.


A 17 de agosto, integrada na Romaria d’Agonia, a Charanga a Cavalo da GNR estará presente no cortejo da rainha das romarias. Esta charanga é única no mundo, por conseguir tocar nos três andamentos do cavalo: a passo, a trote e a galope.


A 28 de setembro, às 21h30, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe o Concerto da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, que conta com um repertório de mais de três mil obras.


A 10 de outubro, às 15h00, acontece na Praça da Liberdade a Cerimónia Militar Principal e entre 10 e 13 de outubro os Antigos Paços do Concelho acolhem a Exposição alusiva aos 100 anos da GNR.


O programa encerra a 21 de novembro, no Auditório do Castelo de Santiago da Barra, com a conferência “O uso do fogo na agricultura: Técnica ou Tradição”.