Página Inicial > Notícias > Miss República...Museu do Traje

Miss República Portuguesa no Museu do Traje

28 Março 2014

A jovem Catarina Sikiniotis, eleita Miss República Portuguesa, esteve em Viana do Castelo para uma visita ao Museu do Traje. Juntamente com a vereadora da cultura, a lisboeta de 18 anos com raízes familiares em Viana do Castelo visitou o museu que preserva e promove o traje que é igualmente símbolo da nação.

Catarina, que vai representar o país no concurso Miss Mundo 2014 na China, veio admirar os trajes de Viana do Castelo num Museu que foi criado em 1997 com a missão de estudar e divulgar a identidade e o património etnográfico vianense através do seu expoente máximo, o traje à vianesa.

Este traje feminino, popular, rural, usado nas aldeias em redor de Viana do Castelo, que adquiriu características que o individualizam e tornam imediatamente identificável, foi usado desde meados do século XIX até meados do XX. Entretanto, ganhou um extraordinário valor simbólico, tornando-se num ícone maior da identidade vianense e também nacional.

De recordar que a Câmara Municipal tem em curso um processo de certificação e preservação da identidade do traje à vianesa. Viana do Castelo, conhecida como a capital do folclore, é possuidora de um traje reconhecido como o mais representativo da cultura popular portuguesa. Por isso, a autarquia decidiu avançar com a certificação do “traje à vianesa” a fim de o preservar e de o divulgar de forma mais sistemática, pelo que o estudo e caderno de especificações foram entregues à associação “Portugal à Mão - Centro Estudos e Promoção das Artes e Ofícios Portugueses.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo