Página Inicial > Notícias > Ministro...Litoral Norte

Ministro do Ambiente visitou obras da Praia Norte e presidiu sessão de apresentação dos projetos da Polis Litoral Norte

25 Janeiro 2017

O Ministro do Ambiente esteve em Viana do Castelo no âmbito de uma visita da Polis Litoral Norte, tendo visitado as obras que estão a decorrer na Praia Norte e presidido a sessão de apresentação dos projetos daquela sociedade para 2017 e que prevê, para Viana do Castelo, investimentos que ascendem aos 10 milhões de euros, comparticipados pelo Norte 2020 e pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos).

As obras na Praia Norte dizem respeito à Empreitada de Defesa Costeira e Proteção de Pessoas e Bens na Frente Marítima e de Requalificação da Frente Marítima da Praia Norte e arrancaram em novembro do ano passado com um prazo de execução de sete meses. A empreitada da Polis Litoral Norte, no valor de 2.4 milhões de euros, é comparticipada pelo POSEUR.

Em Viana do Castelo, Matos Fernandes esteve também na Sala Couto Viana onde foram apresentadas as intervenções da Polis Litoral Norte para os concelhos de Viana do Castelo, Caminha e Esposende para 2017. Em Viana do Castelo, e comparticipadas pelo POSEUR e pelo Norte 2020, estão em causa diversas empreitadas que visam o reforço dos sistemas naturais e artificiais de defesa costeira, bem como a renaturalização e requalificação de mais alguns troços da orla marítima.

As empreitadas do POSEUR:
Proteção e Reabilitação do Sistema Costeiro na Praia de Ínsua, que visa a proteção, reabilitação e reforço do cordão dunar enquanto elemento de defesa costeira; reabilitação e reordenamento dos acessos viários, estacionamento automóvel, acessos pedonais, redes de infraestruturas e locais de implantação dos futuros Apoios de Praia.
Proteção e Reabilitação do Sistema Costeiro na Praia de Arda/Bico, com vista à proteção e reabilitação do cordão dunar enquanto elemento de defesa costeira; reabilitação e reordenamento dos acessos viários, estacionamento automóvel, acessos pedonais, redes de infraestruturas e locais de implantação dos futuros Apoios de Praia.
Defesa costeira, proteção de pessoas e bens, e requalificação da frente marítima da Praia Norte, que consiste na construção de um novo muro marginal de defesa costeira recuado para nascente e no consequente aumento da superfície de areal da praia, na transferência dos equipamentos de praia, da via de circulação automóvel e das áreas de estacionamento, também para nascente, ou seja, fora da faixa de risco, e na criação, entre aquelas duas novas zonas, de um conjunto de praças temáticas. Esta nova distribuição dos usos nas áreas de apoio à Praia Norte, por um lado incrementará significativamente a segurança de pessoas e bens contra as investidas do mar em situações de temporal, e por outro promoverá o uso da Praia Norte, com a devida qualidade, ao longo de todo o ano.

Proteção e reabilitação do sistema costeiro nas Praias da Amorosa, que implica a construção de uma frente resistente ao avanço do mar, com recurso a patamares de geocilindros resistentes, com núcleo em areia e encostados ao sistema dunar, que, no entanto, continuará a permitir o acesso pedonal às praias através de passadiços sobreelevados e escadas.
Proteção e reabilitação do sistema costeiro nas Praias a Sul de Pedra Alta, implicando a construção de uma frente resistente ao avanço do mar, com recurso a patamares de geocilindros resistentes, com núcleo em areia e encostados ao sistema dunar, que, no entanto, continuará a permitir o acesso pedonal às praias através de passadiços sobreelevados.

As empreitadas do Norte 2020:
Corredor Ecológico em Carreço e Afife, integrando uma intervenção entre a Praia de Arda/Bico e a Praia de Paçô, numa extensão de cerca de 1.500 m, compreendendo percursos de visitação e contemplação, pedonais e cicláveis, ao longo da faixa entre o cordão dunar e a área agrícola. Compreende ainda sinalização regulamentar e informativa, no âmbito da futura Ecovia do Litoral Norte (percurso e valores em presença).
Infraestruturas para valorização e visitação de áreas classificadas no concelho de Viana do Castelo com a construção de um troço de aproximadamente 1.300 m da futura Ecovia do Litoral Norte, entre a Praia de Fornelos e o Portinho do Lumiar, que materializará, em conjunto com outros troços adjacentes já construídos ou a construir no curto prazo, um percurso pedonal e ciclável entre a Praia de Arda/Bico e a Praia Norte, numa extensão total de 10.650m. Compreende ainda sinalização regulamentar e informativa da infraestrutura e dos valores em presença, mobiliário urbano e um ponto de apoio/encontro.
Infraestruturas para valorização e visitação da margem direita do rio Neiva, com uma intervenção que incide sobre a área estuarina do rio e materializa um troço da futura Ecovia do Litoral Norte com uma extensão de aproximadamente 1.485 metros, que em conjunto com outros troços adjacentes já construídos ou a construir no curto prazo, permitirá uma ligação ininterrupta, em canal pedonal e ciclável, desde o centro da freguesia de Castelo do Neiva à margem esquerda da foz do Rio Neiva, já no concelho de Esposende. Compreende, assim, a execução dos seguintes trabalhos: demolições, movimentos de terras, pavimentos e contenções, infra-estruturas, mobiliário urbano e sinalização e fornecimento e aplicação de materiais vegetais
Infraestruturas para valorização e visitação do estuário do rio Neiva – ponte pedonal e ciclável, com a construção de uma ponte sobre o rio Neiva, que, no âmbito da futura Ecovia do Litoral Norte, permitirá uma ligação ininterrupta, em canal pedonal e ciclável, desde o centro da freguesia de Castelo do Neiva à margem esquerda da foz do Rio Neiva, já no concelho de Esposende.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo