Página Inicial > Notícias > Ministro...do Cabedelo

Ministro do Ambiente inaugurou empreitada de requalificação da frente ribeirinha do Cabedelo

14 Dezembro 2015

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, acompanhado Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, inaugurou, no passado sábado, a empreitada de requalificação do núcleo do Cabedelo. Na sessão, o autarca de Viana do Castelo evidenciou o trabalho efetuado no âmbito da Polis Litoral Norte e os projetos que estão delineados para o futuro.

A empreitada da Polis Litoral Norte, entidade que integra o Estado e os Municípios de Esposende, Viana do Castelo e Caminha, foi inaugurada no sábado depois de ali terem sido investidos mais de um milhão de euros.

A empreitada teve como objetivo dotar a frente ribeirinha e marítima de Viana do Castelo de condições de vivência e usufruto de elevada qualidade para a população e visitantes, a presente intervenção contemplou ações de qualificação, defesa e delimitação da zona natural em risco, mediante o reperfilamento da frente pedonal de mar e de rio e a correção da erosão de superfície. A empreitada incluiu igualmente a criação de novos acessos pedonais à praia fluvial, a melhoria das áreas para estacionamento automóvel e das zonas de lazer.

Com um investimento global de 1,05 milhões de euros, financiado em 85% pelo Programa Operacional Regional do Norte em 85% e em 15% pelo Município de Viana do Castelo, a presente obra apostou igualmente na criação de novos espaços naturais, acessos ao mar e um equipamento (este com a construção fora do âmbito da Polis Litoral Norte), dedicados à prática e fomento das modalidades de windsurf e kitesurf, a criação de um troço da Ecovia do Litoral Norte, e de um posto para alimentação elétrica, abastecimento de água e evacuação de resíduos, para auto-caravanas.

Com a atual empreitada a região passa a usufruir de uma ligação mar-terra-rio de elevada qualidade, aplicando medidas de defesa, de conservação da natureza e biodiversidade e delimitação de zonas em risco.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo