Página Inicial > Notícias > Ministro...Zaida Garcez

Ministro da Educação no espetáculo de encerramento de residência artística dirigida por Gabriela Canavilhas na Escola Zaida Garcez

27 Maio 2019

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, marcou presença no espetáculo de encerramento de uma residência artística dirigida pela antiga ministra da Cultura Gabriela Canavilhas, que juntou cerca de 60 alunos da educação pré-escolar e do 1º ciclo da Escola Básica Zaida Garcez, na freguesia de Darque.


Na passada semana, os alunos da escola básica que integra o Agrupamento de Escolas do Monte da Ola trabalharam a importância da música e da expressão artística, aprendendo diversas músicas, entre estas o 1º andamento da Sinfonia dos Brinquedos, assinada por Leopold Mozart, que utiliza brinquedos e instrumentos tradicionais, como o cuco, rocas e passarinhos de água. Nesta apresentação final, que contou com a presença do governante, os alunos foram acompanhados por um 'ensemble' de cordas da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo (EPMVC).


O Ministro da Educação destacou a resistência e a resiliência do Agrupamento de Escolas do Monte de Ola e elogiou Viana do Castelo, que considerou ser “amor, inclusão, desporto, ciência, ensino público e ensino profissional de qualidade”.


Já Gabriela Canavilhas destacou a importância da arte no sistema público de ensino, considerando que a expressão artística é um caminho para a formação, a educação e a cultura.


Também o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, elogiou este programa nacional, desenvolvido pelo Ministério da Educação, considerando que esta foi uma experiência marcante para as crianças da escola de Darque.


Esta residência artística está integrada no Programa de Educação Estética e Artística, uma das cinco componentes do Plano Nacional das Artes (PNA), já aprovado em Conselho de Ministros e que, em junho, será apresentado publicamente. Numa cooperação entre os ministérios da Educação e da Cultura, o PNA integra também os planos nacionais da Leitura e do Cinema e as redes de Bibliotecas Escolares e de Museus.