Página Inicial > Notícias > Ministro...estudantes

Ministro da Educação entregou ao Presidente da Câmara chaves de edifício que autarquia vai transformar em residência de estudantes

02 Abril 2019

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, entregou ontem, simbolicamente, ao Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, as chaves de uma antiga residência feminina de estudantes e ex-delegação escolar que o Município vai agora transformar numa residência para estudantes do ensino superior. O imóvel encontra-se em degradação e passou agora para posse da autarquia, que irá inaugurar em 2020 no espaço uma residência para 20 estudantes.


O Ministro referiu que “neste momento, a Câmara assume a responsabilidade, que não é sua, para requalificar o edifício e assim permitir a mais estudantes viver no centro da cidade de Viana do Castelo”.


O autarca vianense garantiu que o projeto de requalificação está quase concluído e que este é um trabalho ao qual a autarquia está a dar o máximo de prioridade, para voltar a colocar o imóvel ao serviço da comunidade, ao abrigo do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, que prevê a transferência, para os municípios, da gestão do património imobiliário público sem utilização. Após a reabilitação, o imóvel passará a ser gerido pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).


Tiago Brandão Rodrigues esteve em Viana do Castelo para a assinatura de um protocolo com a Movijovem para a reabilitação da Pousada de Juventude vianense. A reabilitação da pousada deverá estar concluída até final deste ano, num investimento de 120 mil euros que vai melhorar as condições da infraestrutura que conta com 25 quartos e 70 camas, inaugurada em 1999.


O governante afirmou que a pousada de Viana do Castelo está a conquistar as taxas de ocupação mais elevadas de sempre, em vinte anos de existência, pelo que a empreitada de requalificação vai ajustar os padrões de qualidade às novas realidades.


O Ministro que tutela as áreas da Educação, Desporto e Juventude anunciou ainda que Viana do Castelo vai receber, no dia 22 de setembro, a abertura nacional da Semana Europeia do Desporto, uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia e que envolve 37 países, promovendo um milhar de eventos em território nacional.


Segundo Tiago Brandão Rodrigues, a abertura da Semana Europeia do Desporto vai também assinalar, em Viana do Castelo, o início do Nature & Sports Euro'Meet 2019, evento que reunirá na capital do Alto Minho, entre 24 e 26 de setembro, mais de 600 participantes ligados aos desportos ao ar livre.


Na cerimónia, a Movijovem lançou também o Cartão Jovem Municipal de Viana do Castelo e foi inaugurado o projeto Minhotacleta, vencedor da edição 2017 do Orçamento Participativo de Portugal (OPP).