Página Inicial > Notícias > Ministro...galardões

Ministro da Educação destacou Viana como “força viva no desporto” na gala que distinguiu 162 campeões e entregou 10 galardões

28 Janeiro 2019

A III Gala do Desporto de Viana do Castelo encheu-se de campeões, com o objetivo de homenagear os 162 atletas que, ao longo da passada época desportiva, conquistaram o primeiro lugar do pódio em provas a nível nacional, europeu ou mundial, num número recorde de desportistas. Na gala, o Ministro da Educação com a tutela do Desporto, Tiago Brandão Rodrigues, destacou Viana do Castelo como uma “força viva no desporto”, revelando “orgulho” em poder associar-se a esta festa.


“É toda a família do desporto de Viana que hoje estamos aqui a celebrar”, assegurou, destacando o “arrojo” da Câmara Municipal de Viana do Castelo em “fazer mais” pelo desporto. Tiago Brandão Rodrigues anunciou a realização, em maio, em Viana do Castelo e Caminha, do primeiro Encontro Nacional de Atividades Náuticas do Desporto Escolar. "Viana do Castelo e Caminha serão palco de um evento inédito no mundo do desporto escolar que juntará centenas de alunos de todo o país", afirmou o governante, explicando que este encontro nacional abrangerá as modalidades vela, canoagem surf, remo e experimentação. O encontro terá uma componente de competição e de experimentação de novas modalidades náuticas e de aperfeiçoamento técnico.


O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, expressou gratidão pelo trabalho desenvolvido pelos atletas, pelos treinadores, dirigentes, e por todos aqueles que, de alguma forma, contribuem para a promoção das diferentes modalidades e para a construção de Viana do Castelo como uma cidade amiga do desporto.


Já Tiago Mendes, ex-futebolista e embaixador do desporto de Viana do Castelo, referiu também o “enorme orgulho” em poder estar presente, pela primeira vez, numa gala com tantos campeões, agradecendo a todos os atletas o facto de levarem o nome da cidade e do concelho a todo o país.

Foram, assim, homenageados o 1 atleta que se tornou Campeão do Mundo na época passada, os 5 atletas Campões da Europa e os 156 atletas que conquistaram títulos Nacionais. Estes atletas representaram um total de 18 modalidades praticadas.


A III Gala do Desporto, que contou com a presença do, assim, para notabilizar os atletas que na época 2017/2018 se sagraram campeões nas mais variadas modalidades, tendo o júri independente atribuído galardões aos desportistas que se destacaram por mérito e conduta ou pelo papel preponderante no desenvolvimento do desporto do concelho, em oito diferentes categorias.


O prémio de Atleta do Ano – Masculino foi atribuído ao canoísta Sérgio Maciel, que foi Campeão do Mundo de Maratona C1 Sub23 em 2018, Medalha de Bronze no Campeonato da Europa de Maratona C1 Sub23 no mesmo ano, tendo ainda conquistado o Troféu de Jovem Promessa na Gala dos Campeões da Federação Portuguesa de Canoagem em 2018.


O prémio de Atleta do Ano – Feminino foi atribuído a Vânia Franco, da modalidade bilhar, que foi Campeã Europeia por Equipas de Pool em 2018, em representação da seleção nacional.


O galardão de Treinador do Ano foi atribuído a Américo Castro, de canoagem, que representa o Darque Kayak Clube (DKC), sendo treinador principal do clube desde 1994. O Darque Kayak Clube ficou em 2º lugar no ranking nacional de medalhas em campeonatos nacionais e sexto no ranking nacional de clubes. Os seus atletas conquistaram em 2018 cerca de 200 medalhas, das quais 30 medalhas em provas internacionais, 142 em provas nacionais e 28 em provas regionais.


O júri atribuiu o título de Atleta Revelação do Ano – Masculino a Francisco Trincão, na modalidade de futebol de 11. É atleta internacional, tendo representando as seleções nacionais de Sub17 e Sub19 e sido Campeão Europeu de Futebol Sub19 em 2018, em representação da Seleção Nacional de Futebol.


Já o galardão de Atleta Revelação do Ano – Feminino foi entregue a Marta Jordão Paço, do Surf Clube de Viana, que foi Medalha de Bronze no Campeonato do Mundo de Surf Adaptado em 2018, em representação da Seleção Nacional de Surf.


Como Dirigente do Ano foi distinguido Rui Silva, da Escola Desportiva de Viana (EDV), que conta com modalidades como basquetebol, BTT, ginástica, esgrima, hóquei em patins, natação, patinagem e trail. É presidente da direção desde 2010, contando com 112 títulos nacionais nas diversas modalidades, ao longo da sua presidência.


A Equipa do Ano distinguida foi Santa Luzia Futebol Clube – Equipa Sénior Feminina, na modalidade futsal, que na época desportiva passada se apurou para a fase de apuramento de Campeão do Campeonato Nacional Sénior Feminino, tendo ficado no 4º lugar na fase de apuramento no campeonato Zona Norte. Conta no seu plantel atual com três atletas internacionais e cinco jogadoras campeãs nacionais.


Como Associação Desportiva / Clube do Ano foi distinguida a Associação Desportiva de Barroselas, na modalidade de futebol, instituição de utilidade pública desde 27 de março de 2002. Conta com 225 atletas federados, que competem em todos os escalões etários, de formação de âmbito distrital e nacional. Ao longo da sua história, conta já com 20 títulos do Campeonato Distrital e 11 títulos da Taça da Associação de Futebol de Viana do Castelo.


O Prémio Homenagem da Câmara Municipal de Viana do Castelo foi entregue a Albino Negrão Antunes, que nasceu em Viana do Castelo em 1943 e que, desde sempre, se dedicou ao ciclismo, sendo diretor desportivo do Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo – Secção de Ciclismo desde 1982, tendo ainda a responsabilidade dos escalões de formação. Contribuiu para a conquista de 41 títulos nacionais, entre 37 individuais e 4 coletivos, e foi fundador da primeira equipa de ciclismo feminino em Portugal, em 1993.


O Prémio Especial entregue pela Câmara Municipal de Viana do Castelo foi para a Associação Columbófila do Distrito de Viana do Castelo, cuja história inicia em 1935, com a Comissão Columbófila de Viana do Castelo. Após o 25 de abril de 1974, foi constituída a atual Associação, onde se encontram filiadas 11 coletividades do distrito, sendo 6 do concelho vianense. Na Federação Portuguesa de Columbofilia participam 170 columbófilos do distrito, 110 do concelho de Viana do Castelo, correspondendo a 21.000 pombos registados no distrito. Por época, entre janeiro e julho, a Associação organiza 22 provas, transportando cerca de 6.000 pombos por prova. Os pombos vianenses já conquistaram os títulos de Vice-Campeão Olímpico e de Campeão Ibérico. A Associação conta ainda com Campeões Nacionais nas especialidades de fundo, meio-fundo e velocidade.