Página Inicial > Notícias > Ministro...automóvel

Ministro da Economia inaugura 5ª fase do Parque Empresarial de Lanheses que vai reforçar ‘Plastic Valley’ do setor automóvel

17 Janeiro 2019

O Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, inaugura hoje a quinta fase de expansão do Parque Empresarial de Lanheses, que corresponde a um investimento de 5 milhões de euros. O investimento incluiu a aquisição de terrenos, obras de infraestruturas de águas, arruamentos e infraestruturas tecnológicas de última geração.


Esta expansão do espaço de acolhimento empresarial vai permitir ao Parque Empresarial de Lanheses receber quatro novos investimentos industriais do setor automóvel, criando 1.270 postos de trabalho, num investimento global de 87 milhões de euros. Ao acolher estas novas empresas de componentes plásticos para o setor automóvel, Viana do Castelo afirma-se, cada vez mais, como um ‘Plastic Valley’.


Todas estas novas áreas industriais vão trabalhar para a exportação, aumentando assim a exportação no concelho de Viana do Castelo, que já é o 16º concelho mais exportador a nível nacional.


Recorde-se que o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, já tinha afirmado ser objetivo do município entrar no ‘top ten’ das exportações nacionais até 2020, ano em que o concelho deverá exportar mais de 1.000 milhões de euros, correspondendo 30% ao cluster eólico, 30% setor do papel e 40% ao setor automóvel.


O autarca reforçou que Viana do Castelo tem vindo a afirmar-se como um concelho de forte acolhimento empresarial e exportador, tendo atingido em 2017 os 831 milhões de euros de exportações, o que coloca o município em 16º lugar no ranking nacional, correspondendo a 1,5% das exportações nacionais.


O Município investiu, em 2017 e 2018, cerca de 9,1 milhões de euros em aquisição de terrenos e obras de infraestruturação de áreas empresariais para acolher novas empresas no concelho.