Página Inicial > Notícias > Ministro...S. Domingos

Ministro da Cultura no Convento de S. Domingos

22 Agosto 2016

O Ministro da Cultura, Castro Mendes, esteve ontem em Viana do Castelo, onde reuniu com o executivo municipal e visitou alguns espaços culturais da cidade, tendo também assistido ao cortejo da Romaria d’Agonia. Um dos locais onde esteve foi o Convento de S. Domingos, onde foi recebido pelo Bispo da Diocese, pelo vigário geral e pelo pároco de Monserrate.

Na passagem pelo convento de S. Domingos, onde está sepultado o Beato Frei Bartolomeu dos Mártires, Castro Mendes, visitou o túmulo do beato e, através da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Maria José Guerreiro, ficou a conhecer o projeto de conservação e restauro do convento, que está em fase de elaboração.

O Convento de S. Domingos foi fundado em 1563 por Frei Bartolomeu dos Mártires, sendo que a igreja começou a ser construída em 1566. Este conjunto arquitetónico foi classificado como Monumento Nacional em 1910 e caracteriza-se pelo aspeto militar, com destaque para os cubelos de influência francesa e que é considerada uma solução inédita no panorama artístico português.

Uma vez que a parte do convento tem sofrido alterações, designadamente a ocupação por repartições e serviços públicos e até um grande incêndio, é intenção da autarquia e da Fábrica da Igreja manter e conservar o importante acervo patrimonial, através de candidatura ao Norte 2020 para a sua reabilitação.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo