Página Inicial > Notícias > Minho-Lima...divulgado pelo INE

Minho-Lima supera média nacional no índice de desenvolvimento regional divulgado pelo INE

26 Abril 2013

A NUT III Minho Lima é um das cinco de um universo de trinta que supera a média nacional no Índice Sintético de Desenvolvimento Regional do Instituto Nacional de Estatística (INE). De acordo com aquele estudo estatístico, o desempenho alcançado pelo Minho Lima (distrito de Viana do Castelo) destaca-se, nomeadamente, nos índices de competitividade, coesão e qualidade ambiental.

Os resultados, relativos a 2010, revelam que das trinta NUTs III, cinco superam a média nacional: Grande Lisboa, Cávado, Baixo Vouga, Minho-Lima e Grande Porto. Este resultado deve-se ao comportamento de componentes diversas e integra o estudo estatístico do INE, divulgado anualmente.

Este estudo determinou a seleção dos indicadores de base que sustentaram a aproximação quantitativa da competitividade, coesão e qualidade ambiental, tendo em consideração as 30 sub-regiões portuguesas. Com base numa matriz de 65 indicadores estatísticos para as 30 sub-regiões NUTS III portuguesas, obteve-se um quadro de indicadores que são apresentados por referência ao contexto nacional (Portugal = 100), sendo o valor nacional estimado pela média dos índices das respetivas NUTS III ponderados pela população residente e não obtido diretamente a partir do modelo de análise que é aplicado exclusivamente às NUTS III.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo