Página Inicial > Notícias > “Memórias...Europeu do Mar

“Memórias do Mar Português” inaugura no Navio Gil Eannes no Dia Europeu do Mar

20 Maio 2015

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Fundação Gil Eannes inauguram, hoje, pelas 18 horas, a exposição “Memórias do Mar Português”. A mostra integra a Semana do Mar e abre portas no Dia Europeu do Mar.

Ricardo Guerreiro, autor da exposição, é fotógrafo freelance que encontra na natureza e no mundo rural os seus motivos de trabalho. As suas imagens têm sido publicadas em livros de história natural e revistas como a National Geographic Portugal e Visão. É autor do livro "Almada Natureza Revelada", uma viagem sobre o património natural em ambiente urbano, e co-autor dos filmes de "Arrábida - da Serra ao Mar”, “Almada - Entre o Rio e o Mar” e “Al-Rábita - a Serra e o Homem”.

Esta exposição inaugura no dia em que se celebra o Dia Europeu do Mar, criado o objetivo de chamar a atenção das e dos cidadãos para a importância do mar no seu dia-a-dia, para a economia e criação de emprego, tanto nas comunidades costeiras como em zonas sem acesso ao mar, um pouco por toda a Europa.

O Dia Europeu do Mar foi lançado oficialmente a 20 de maio de 2008, em Estrasburgo, onde o Presidente do Parlamento Europeu, Hans-Gert Pöttering, o Presidente do Conselho, Janez Janša, e o Presidente da Comissão, José Manuel Barroso, assinaram a Declaração Conjunta Tripartida que estabelece esta efeméride.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo