Página Inicial > Notícias > Meeting Internacional...do Castelo

Meeting Internacional de Optimist trouxe centenas de embarcações a Viana do Castelo

29 Outubro 2018

O V Troféu Cidade de Viana do Castelo - Meeting Internacional de Optimist trouxe à cidade centenas de embarcações. O evento, que decorreu este fim-de-semana, foi um sucesso, tendo contado com cerca de 250 atletas de 7 países e 41 clubes. O Meeting, organizado pelo quinto ano consecutivo, trouxe à capital do Alto Minho atletas de todo o território nacional, incluindo ilhas, mas também de Espanha, Bélgica, Índia, Noruega, Moçambique e Letónia.


A prova, organizada pelo Clube de Vela de Viana do Castelo, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, reuniu o maior número de velejadores da Classe Optimist, num evento nunca antes igualado em território nacional.


Optimist é um veleiro, um pequeno barco monotipo de bolina que pode ser de madeira ou material plástico. O Optimist é recomendado para crianças de 7 a 15 anos, com no máximo de 60 quilos, tendo sido concebido por Clark Mills em 1947. Em agosto de 1965 foi fundada a associação internacional da classe, a IODA (International Optimist Dinghy Association). Por ser seguro, bastante estável e barato, o Optimist é uma das classes mais difundidas do planeta.


O Centro de Vela de Viana do Castelo, que abriu portas em 2013, é considerado uma referência na modalidade e integra o projeto âncora “Centro de Mar”, que se assume como uma aposta no desenvolvimento da náutica de recreio náuticos enquanto componentes relevantes para o reforço da posição de Viana do Castelo como uma “cidade da náutica do atlântico” e dos desportos.