Página Inicial > Notícias > Manuela Machado...de Campeã

Manuela Machado 20 anos de Campeã

06 Agosto 2015

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a atleta Manuela Machado assinalaram ontem os 20 anos sobre a vitória da vianense no Campeonato do Mundo de Gotemburgo. O programa incluiu a inauguração da pista do Estádio Municipal Manuela Machado, recentemente requalificado, e a apresentação do livro sobre os seus maiores feitos desportivos, e contou com a presença do Secretário de Estado do Desporto e Juventude.

O dia comemorativo começou com a inauguração da requalificação da pista de atletismo no Estádio Municipal Manuela Machado. Em causa está uma empreitada de cerca de 400 mil euros que permitiu melhorar as condições desta infraestrutura desportiva, que serve vários clubes do concelho e dos municípios limítrofes.

A requalificação surge na sequência dos sinais de degradação devido a anos de utilização intensa de muitos atletas e vem de encontro às necessidades da população residente bem como de outros concelhos periféricos que, não estando dotados deste tipo de infraestrutura desportiva, a utilizam para o desenvolvimento de atividade regular. A intervenção procurou também responder às necessidades das muitas associações desportivas do Concelho na prática do atletismo bem como às atividades que são desenvolvidas no âmbito do desporto escolar, que envolverão, no próximo ano letivo, cerca de 1300 alunos, no âmbito do programa de promoção da prática do Atletismo dinamizado pela atleta Manuela Machado.

Esta ação integra-se no desenvolvimento e estruturação da rede de equipamentos desportivos do concelho de Viana do Castelo, com a preocupação fundamental de potenciar o desenvolvimento da atividade desportiva nas suas múltiplas variáveis, contribuindo assim para o desenvolvimento desportivo e para a melhoria da qualidade de vida da sua população, através da aquisição de hábitos de vida saudável.

Depois da inauguração, seguiu-se a apresentação do livro “Manuela Machado 20 anos de Campeã”, da autoria do jornalista desportivo Luís Lopes, na Quinta do Carvalho. O livro, prefaciado pelo autarca de Viana do Castelo e pela antiga treinadora da atleta, Sameiro Araújo, conta os grandes feitos da atleta vianense e integra alguns depoimentos de colegas, responsáveis e família.

O Município pretendeu, desta forma, homenagear Manuela Machado, que é uma referência nacional do atletismo, reconhecida pelos resultados obtidos ao serviço de Portugal com destaque para os títulos europeu e mundial da maratona e numa altura em que comemora o 20º aniversário do título mundial de Campeã da Maratona de Manuela Machado, obtido em Gotemburgo, na Suécia.