Página Inicial > Notícias > Mais de nove...uma Bienal”

Mais de nove mil pessoas participaram em “Para uma Bienal”

28 Outubro 2010

O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, encerra amanhã, dia 29 de Outubro, o ciclo de conferências do evento “Para uma Bienal”, que serviu de edição zero para a Bienal de Arte, Arquitectura e Design a decorrer em 2012. Nos workshops, exposições e conferências terão já passado cerca de nove mil pessoas, mas a organização espera que o número aumente exponencialmente com as visitas às variadas exposições, que decorrem até final do mês de Novembro.

Organizada pela Câmara Municipal, o Instituto Politécnico e a Associação Empresarial de Viana do Castelo, em parceria com a Fundação de Serralves, o evento salda-se num sucesso e fecha com chave de ouro com as conferências no Auditório Lima de Carvalho a partir das 10h00 de amanhã com intervenções de especialistas como Cabirio Cautela, Rita Almendra, MASEA ou Carlos Aguilar, encerrando com a intervenção do Presidente da Câmara, José Maria Costa.

 “Para uma Bienal”, recorde-se, adoptou desde início o debate em torno do conceito da “slow cities”, ou seja, um movimento internacional que começou há mais de uma década em Itália e que conta agora com mais de três dezenas de cidades aderentes com o objectivo de preservar tradições e de uma vida tranquila e com melhor qualidade. Não assumindo um carácter artístico, “Para uma Bienal” foi por essa razão um espaço de reflexão e debate em torno da arte, do design e da arquitectura.

Nas onze exposições, que se prolongam até final de Novembro, podem ser vistas peças de artesanato e design de Pedro Sousa, os trabalhos dos finalistas do curso de Design do Produto do IPVC, o design de mobiliário exclusivo do Boca do Lobo, as fotografias de arquitectura de Siza Vieira de Fernando Guerra ou 175x120, com cartazes de rua de Andrew Howard, também autor da imagem de “Para uma Bienal”.

O programa das exposições integra ainda Craft+Desgin de João Nunes e “Fotoshop”, um circuito expositivo fotográfico espalhado por vinte estabelecimentos comerciais tradicionais de Viana do Castelo.

 

Viana do Castelo, 28 de Outubro de 2010      

                                 Gabinete de Imprensa