Página Inicial > Notícias > Mais de 70...Ponto Verde

Mais de 70 por cento dos vianenses fazem reciclagem, revela resultado da Missão Reciclar da Sociedade Ponto Verde

26 Janeiro 2015

A Câmara Municipal, os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico e a Sociedade Ponto Verde apresentaram, na passada sexta-feira, os resultados da Missão Reciclar, realizada em Viana do Castelo. De destaque é a distribuição de mais de 2200 ecobags no concelho para incentivar os lares que ainda não reciclam e o facto de mais de 73 por cento dos lares separarem resíduos.

A Missão Reciclar, a maior ação de sensibilização de lares da Sociedade Ponto Verde, percorreu o município de Viana do Castelo, onde foi conhecer os hábitos dos seus habitantes no que diz respeito à reciclagem de embalagens.

No município de Viana do Castelo foram contactados 13.147 lares, dos quais 2.651 abriram as suas portas à equipa da Missão Reciclar. De acordo com os resultados obtidos através de questionário realizado a 2.651 lares, 73% dos inquiridos faz a reciclagem de embalagens usadas.

Durante a ação foram entregues, a quem não tinha o hábito de separação e também a quem já separava mas não tinha um ecoponto doméstico, 2.234 conjuntos de ecobags, constituídos por três sacos das cores dos ecopontos para separação seletiva de embalagens.

A Missão Reciclar tem como objetivo converter todos os que ainda não reciclam em separadores totais (que separam todos os tipos de embalagens) e clarificar as regras de reciclagem a todos os que reciclam. A ação decorre em parceria com os Municípios e os Sistemas Municipais e pretende continuar a criar condições para que um número cada vez maior de portugueses cumpra a sua missão cívica de separar os seus resíduos de embalagem e de colocá-los no ecoponto correto, contribuindo para que estes sejam encaminhados para reciclagem.

Em 2013, a Sociedade Ponto Verde encaminhou para reciclagem no total do País mais de 382 mil toneladas de resíduos de embalagem no âmbito do fluxo urbano, um crescimento de 7% em relação ao ano anterior.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo