Página Inicial > Notícias > Luís Quinta...Subaquático”

Luís Quinta expõe em Viana do Castelo “Portugal Subaquático”

24 Setembro 2010

quintasO fotógrafo português de renome que se dedica à exposição subaquática tem patente, no Navio Hospital Gil Eannes, uma exposição itinerante sobre “Portugal Subquático”. A mostra, produzida pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Câmara Municipal de Viana do Castelo, integra as comemorações da efeméride "2010: Ano Internacional da Biodiversidade" e do "Dia Mundial do Mar" e estará patente até Dezembro.

A exposição mostra uma pequena parte da beleza do mundo subaquático que compõe a biodiversidade associada ao vasto património natural de Portugal, nomeadamente alguns animais marinhos fotografados em águas portuguesas, cuja vida está directamente relacionada com o fundo do mar, ou que vivem no seio de massas de água e dependem das suas propriedades físico-químicas e alimento nelas existente.

 No mundo subaquático existe também um universo de organismos vegetais que, de uma forma directa ou indirecta, permitem a existência desta diversidade animal marinha tão significativa, pelo que a Exposição pretende ser mais um passo no gosto e respeito por espécies mais desconhecidas, o que levará a descobrir novas formas de preservar os seus habitas naturais.

A exposição, que foi inaugurada ontem - Dia Mundial do Mar – no Navio-Hospital Gil Eannes com a presença do fotógrafo e do Presidente da Câmara, vai, a partir de 2011, integrar o conjunto de exposições temáticas itinerantes que o CMIA tem disponíveis para empréstimo.

 

Luis Quinta é um fotógrafo português de renome com diversos trabalhos publicados e que, em Novembro de 2004, foi homenageado pelo Governo Português pelo seu trabalho na área da fotografia subaquática, sendo designado um dos "Novos Heróis do Mar". Em 2009 integrou o “Dream Team" de fotógrafos de natureza no maior projecto de fotografia sobre o mundo natural - Wild Wonders of Europe.

 

Viana do Castelo, 24 de Setembro de 2010      

                                 Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo