Página Inicial > Notícias > Luís Pipa...do Castelo

Luís Pipa e Amigos em Viana do Castelo

16 Fevereiro 2011

teatroA Câmara Municipal de Viana do Castelo está a promover, durante o mês de Fevereiro e no âmbito da programação "Viana é Amor", concertos aos domingos à tarde no Teatro Municipal com Luís Pipa e Amigos. O segundo concerto decorre já no próximo domingo, dia 19 de Fevereiro, pelas 16h00, e o pianista conta com Gustavo Humberto Delgado ao violino, Vitor Hugo Matos no clarinete e Paulo Gaio Lima ao violancelo para "tradições populares na música erudita".

A 27 de Fevereiro, e à mesma hora, "Luís Pipa: composições" apresenta peças instrumentais e canções com a estreia da obra "TriUm Impressions I" com Luís Pipa ao piano, Gustavo Humberto Delgado ao violino, Vitor Hugo Matos ao clarinete e com recitação de poemas de António Durães. No Piano TriUm, a presença está assegurada com Eduardo Sousa no violino, Joana Rocha no violoncelo e Vera Fonte no piano.

Luis Pipa estudou nos Conservatórios de Música de Braga e Porto, na Academia Superior de Música e Artes Dramáticas de Viena (Áustria) na Universidade de Reading, Inglaterra, onde obteve em 1992 o grau de Master of Music in Performance Studies. Em 2005 concluiu o Doutoramento PhD em Performance na Universidade de Leeds, após ter sido equiparado a bolseiro pela Universidade do Minho e como bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia, tendo sido o primeiro no Reino Unido a obter este grau no seu instrumento.

Obteve o 1° Prémio no Concurso Nacional de piano de Braga em 1980. Apresentou-se em Portugal e em diversos países europeus em recitais a solo, integrando grupos de câmara, ou como solista de diferentes orquestras. Os seus mais recentes compromissos incluem numerosos recitais-conferência e Master Classes em Portugal Continental, Madeira, Açores e Itália, bem como diversos recitais no Reino Unido. Foi ainda presidente do Júri nos Concursos Internacionais de Piano “Prémio Valentino Bucchi 2003” em Roma.

Gravou um CD com uma obra sua para piano intitulada Sombras, inspirada no livro homónimo do pintor Álvaro Rocha, um CD com obras de J. S. Bach, C. Seixas e D. Scarlatti para a editora GAM e um CD com obras de Mozart, Beethoven e Schubert para a editora Numérica. Lançou ainda os CDs Sons da Infância com obras de Schumann, Mendelssohn, Katchaturian e Debussy, Marcha para dois Vapores, gravado ao vivo com o actor António Durães, Estudos op. 45 de S. Heller (com edição comentada da partitura), O Pequeno Livro de Anna Magdalena Bach e obras para piano de Luiz Costa em diferentes editoras. Para breve está previsto o lançamento de um CD com Sonatinas para piano de Clementi e Dussek, bem como os cinco CDs que gravou durante o seu projecto de Doutoramento.

 

 

Viana do Castelo, 16 de Fevereiro de 2011

                                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo