Página Inicial > Notícias > Lubrapex...comemorativos

Lubrapex 2016, a maior exposição filatélica nacional, abriu com lançamento de selo e livro comemorativos

27 Abril 2016

O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, até 01 de maio, a Lubrapex 2016, considerado o maior certame filatélico realizado em Portugal. Organizado pela Federação Portuguesa de Filatelia, Associação Filatélica e Colecionismo do Vale do Neiva e Correios de Portugal com a colaboração da Câmara Municipal, o evento foi ontem inaugurado com as apresentações portuguesas e brasileira dos carimbos comemorativos e com o lançamento do livro dos 50 anos desta mostra.

A Exposição Filatélica Luso-Brasileira – Lubrapex 2016, que celebra os seus 50 anos, nasce de um dos mais antigos acordos culturais entre Portugal e o Brasil, pelo que a Lubrapex é o mais antigo das administrações postais e filatélicas dos dois países e o mais antigo e regular dos eventos filatélicos realizados em todo o Mundo. Na edição de 2016, foi aberto a todos os filatelistas dos países de expressão lusófona e aos colecionadores filatélicos da Alemanha e de Itália, contando com a presença de mais de 220 participantes com coleções distribuídas por cerca de mil quadros e 15. 400 folhas com selos, cartazes, postais, jornais.

A abertura oficial da Lubrapex 2016 decorreu ontem e contou com a presença dos presidentes das federações portuguesa e brasileira de filatelia, do presidente da Federação Europeia de Filatelia e do Presidente dos CTT de Portugal e um representante dos Correios do Brasil. Na ocasião, o responsável máximo pela federação europeia classificou este evento como o evento de filatelia mais importante em 2016.

Na sessão, foi lançada pelos CTT a emissão filatélica comemorativa conjunta com o Brasil, bem como o respetivo carimbo alusivo e apresentado o livro com o título “1966-2016 – 50 anos de Exposições Lubrapex”, da autoria de Eduardo de Oliveira e Sousa.

No próximo sábado, vai também realizar-se na Biblioteca Municipal o Congresso da Fepa – Federação Europeia de Filatelia e o Congresso Luso-Brasileiro de Filatelia. Durante os dias de exposição, para os quais são esperados milhares de visitantes para apreciar selos e peças filatélicas únicas e raras, as portas estarão abertas aos alunos das escolas do concelho e de outras regiões.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo