Página Inicial > Notícias > Livro e exposição...este sábado

Livro e exposição dedicados ao “Garrano: o bravo cavalo das montanhas” apresentados este sábado

28 Novembro 2018

Este sábado, pelas 11h30, é apresentado o livro e inaugurada a exposição sobre o “Garrano: o bravo cavalo das montanhas” na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo. O livro e a exposição surgem no âmbito do projeto “Percurso do Homem e do Garrano”, que visa preservar e divulgar esta raça autóctone.


O livro e a exposição assumem-se como mais uma oportunidade para aprofundar e debater o conhecimento sobre esta raça, contribuir para a abertura de novas perspetivas para o turismo equestre e estimular a adoção de boas práticas de gestão do habitat do garrano, designadamente nas serras de Arga e Santa Luzia.


O projeto “Percursos do Homem e do Garrano”, financiado pelo Norte 2020 - Património Natural, foi desenvolvido pelo município de Viana do Castelo ao longo dos últimos dois anos, através da implementação de diversas ações e iniciativas, com o objetivo de valorizar esta raça autóctone e aumentar a visitação turística das áreas classificadas da Rede Natura 2000, através da expansão e diversificação de modalidades da rede de percursos de natureza.


Foram, assim, criados três percursos equestres e um novo trilho pedestre, com interpretação conjugada do património natural e histórico-cultural, valorizando o caráter único do seu mosaico paisagístico. Estes percursos representaram ainda novas oportunidades para as empresas de Turismo de natureza, Turismo em espaço rural e Touring cultural e paisagístico.


Em paralelo, pretendeu-se contribuir para o reconhecimento do garrano como raça autóctone e as serras de Arga e de Santa Luzia como espaço privilegiado para a sua observação. Procurou-se ainda incrementar a informação das populações locais sobre o valor cultural e natural do garrano, através de ações de educação ambiental e de divulgação.


Neste âmbito, Viana do Castelo integra um projeto mais vasto, que associa a Universidade da Sorbonne, a Universidade de Kyoto e a Universidade de Coimbra, parceiros científicos que irão continuar a desenvolver trabalho de investigação neste território. A projeção da importância do garrano nas suas múltiplas dimensões necessita de estudos científicos profundos e contínuos, de um debate alargado, da criação de redes de cooperação interinstitucionais e da aposta em ações de divulgação, sensibilização e demonstração que promovam as qualidades e apetências da raça.