Página Inicial > Notícias > Ligação...Português

Ligação Porto Vigo nas prioridades do Governo Português

30 Julho 2012

A Delegação do Eixo Atlântico Noroeste Peninsular, liderada por José Maria Costa, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, com o Primeiro Ministro, Pedro Passos Coelho, para análise da ligação ferroviária Porto Vigo e para fazer o ponto de situação do sistema de pagamento de portagens nas antigas SCUT´s .

No decurso da reunião, o Primeiro Ministro informou o Eixo Atlântico da vontade do Governo Português em concretizar a modernização da ligação ferroviária Porto – Vigo, estando, nesta altura, a serem efectuados trabalhos para assegurar a componente técnica da modernização da infra estrutura, bem como, na programação conjunta com o Governo Espanhol, a serem concertados os financiamentos comunitários necessários à execução das obras.

O Primeiro Ministro informou, ainda, o Presidente do Eixo Atlântico que há vontade expressa para melhoria da mobilidade ferroviária da Euro Região Norte de Portugal Galiza, dando-se assim, continuidade às conclusões dos dois Governos na última Cimeira Luso Espanhola realizada no Porto.

Foi dada, também, informação que no âmbito da reprogramação do QREN, já apresentada em Bruxelas, foram incluídos alguns estudos e projectos necessários para o bem aproveitamento do próximo Quadro Comunitário, nestas matérias.

No tocante às antigas SCUT´s, o Primeiro Ministro deu nota à Delegação do Eixo Atlântico que no próximo mês de Setembro entrará em funcionamento o novo sistema de pagamento das portagens nas SCUT´s, através da interoperabilidade dos sistemas português e espanhol.

A delegação do Eixo Atlântico, liderada pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, manifestou a sua satisfação pelo facto de duas propostas apresentadas por esta Associação no final do ano passado para melhoria dos constrangimentos da economia e da mobilidade da Euro Região, terem sido bem acolhidas e incluídas nas prioridades quer do Governo Português quer do Governo Espanhol.

 

Viana do Castelo, 27 de Julho de 2012

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo