Página Inicial > Notícias > Lançado...do Castelo

Lançado primeiro tomo dos Cadernos de Ambiente e Biodiversidade de Viana do Castelo

24 Março 2021

Foi ontem lançado o primeiro tomo dos Cadernos de Ambiente e Biodiversidade de Viana do Castelo. Segundo o Vereador do Ambiente, Ricardo Carvalhido, esta nova publicação municipal constitui um novo instrumento da Câmara Municipal que tem por principal objetivo criar proximidade entre as equipas técnicas municipais e o cidadão, e constituir-se como um veículo promotor da educação e da literacia nos temas da Natureza, tendo em vista a sua proteção e conservação, e a manutenção dos serviços dos ecossistemas essenciais à vida.


Nesta primeiro tomo é abordada a temática das Invasões Biológicas Vegetais, são apresentadas as espécies consideradas nesta categoria e que mais afetam Viana do Castelo, e apresentadas as metodologias adequadas à sua erradicação e controlo. Por último, é apresentada a ferramenta BioRegisto e explicada de que forma podem os munícipes ajudar a monitorizar a progressão dos fenómenos da invasão.


Importa lembrar que é amanhã, dia 25 de março, que é lançado o Desafio BioRegisto Florestas pelo que a consulta do tomo das Invasões Vegetais Biológicas é essencial para a aquisição de boas fotografias, livres de exóticas, sendo que também estão disponíveis dicas de como utilizar a aplicação BioRegisto.


Os Cadernos de Ambiente e Biodiversidade são gratuitos e podem ser descarregados através do Laboratório da Memória que se encontra em www.redeescolardeciencia.pt


Recorde-se que Viana do Castelo tem em curso a implementação da estratégia de conservação da natureza, elemento estruturante da Agenda de Ambiente e Biodiversidade para o quadriénio 2017-2021.