Página Inicial > Notícias > Lançado...do Inácio

Lançado livro sobre o Moinho do Inácio

12 Setembro 2017

O executivo municipal marcou presença na cerimónia lançamento do livro “Moinho do Inácio” da autoria de Alípio Rodrigues Torres e ainda na palestra sobre a revolução hidráulica industrial do rio Neiva. A sessão incluiu ainda o lançamento do carimbo comemorativo e uma desfolhada.

De lembrar que o Moinho do Inácio foi inaugurado em 2014 depois de uma recuperação e valorização que, por seu lado, foi alvo de uma candidatura ao PRODER – Medida 3.2.1 e permitiu a reabilitação de um espaço de valor patrimonial rural daquela freguesia.

O Moinho do Inácio, localizado na Rua das Boucinhas, no lugar dos Regos em Vila de Punhe, é um engenho de transformação de cereais em farinha que se encontrava em ruínas. De acordo com o livro I das atas da Junta de Paróquia (1836-1849), já se encontrava em funcionamento em 1837 e era pertença dos ascendentes de Joaquim Inácio da Costa Neves, que o mandou reparar em 1923 e, em 1945, ainda estava na sua posse. No entanto, ao mudar a residência para Lisboa, a laboração do moinho chegou ao fim, nessa mesma década de quarenta, e, daí em diante, a ruina começou a apoderar-se dele.

Foi depois adquirido pelo vilapunhense Manuel da Silva Quintas Neves que, com o desejo de que os valores patrimoniais sirvam de padrões elucidativos da história e vivências da sua terra, o cedeu em 2004 à freguesia para restauro e para preservar para memória das lides agrícolas de Vila de Punhe.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo