Página Inicial > Notícias > Lançado...de Lanheses

Lançado concurso público para empreitada no Parque Empresarial de Lanheses

19 Setembro 2017

A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de lançar o concurso público para adjudicação da empreitada de “Consolidação do Parque Empresarial de Lanheses”. A empreitada, com valor base de mais de 2.4 milhões de euros, integra a política municipal de valorização e qualificação dos parques empresariais do concelho.

A empreitada diz respeito à última fase de ampliação do Parque Empresarial de Lanheses e integra a construção de um novo arruamento e dos acessos e infraestruturação para lotes para instalação de novas empresas já previstas ou em construção para aquela área. A obra integra igualmente a reposição e normalização das águas pluviais da zona e tem um prazo de execução de 180 dias.

Esta ampliação dá resposta à dinâmica empresarial e industrial registada nos últimos anos no concelho, onde Viana do Castelo tem sido um bom exemplo de acolhimento empresarial visto que, nos últimos dois anos, tem tido um grande incremento de investimento quer local quer internacional com a fixação de muitas empresas em Viana do Castelo, com redução do desemprego em 38 % e a criação de cerca de 1.900 novos empregos, graças à estratégia proactiva criada em torno dos incentivos de acolhimento empresarial implementados por este executivo.

Viana do Castelo, que é um dos concelhos mais exportadores do país e a quinta capital de distrito mais exportadora do país, regista um superavit anual entre importações e exportações de cerca de 240 milhões de euros e, no sistema de incentivo ao Portugal 2020, acusa uma das melhores taxas de absorção de financiamento para novos projetos e novas empresas que vão do sector hoteleiro ao industrial.

De sublinhar que esta empreitada vai juntar-se a um outro investimento que nasceu de um acordo de entendimento entre a Infraestruturas de Portugal e a Câmara Municipal de Viana do Castelo para requalificar a ER305, que liga a A27 ao Parque Empresarial de Lanheses, integra o Programa de Valorização das Áreas Empresariais e que implica a execução da requalificação do traçado, num investimento a ronda os 200 mil euros e que integra a criação de uma rotunda.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo