Página Inicial > Notícias > Lançado...da Amorosa

Lançado concurso público para a empreitada de reordenamento e qualificação da Frente Marítima do Núcleo da Amorosa

27 Janeiro 2014

A Sociedade Polis Litoral Norte lançou o concurso público para a contratação da empreitada de Reordenamento e Qualificação da Frente Marítima do Núcleo da Amorosa, em Viana do Castelo, com o preço base de cerca de 1,8 milhões de euros. A empreitada tem um prazo de execução de 240 dias, prevendo-se a sua conclusão até Abril de 2015.

Estão previstas intervenções de recuperação e proteção dos sistemas dunares, nomeadamente a renaturalização de algumas áreas naturais degradadas ao longo de toda esta faixa costeira, a colocação de paliçadas, a recuperação de passadiços existentes, a erradicação de núcleos de espécies exóticas invasoras bem como o controle da sua expansão, o ordenamento da circulação automóvel e a reabilitação e reforço da protecção da área habitacional em risco.

De referir ainda que esta empreitada tem financiamento garantido pelo Programa Operacional Temático de Valorização do Território em setenta por cento, e pelo Estado Português e pelo Município de Viana do Castelo em trinta por cento.

A Polis Litoral Norte – Sociedade para a Requalificação e Valorização do Litoral Norte SA – constituída entre o Estado e os Municípios de Caminha, Viana do Castelo e Esposende, tem como objecto a intervenção numa faixa costeira de cinquenta quilómetros na Região Norte, integrando ainda as zonas estuarinas dos rios Minho, Coura, Âncora, Lima, Neiva e Cávado, numa extensão de, aproximadamente, trinta quilómetros. A área de intervenção totaliza cerca de cinco mil hectares e integra o Parque Natural do Litoral Norte.

Viana do Castelo, 27 de Janeiro de 2014