Página Inicial > Notícias > Lançado...de Neiva)

Lançado concurso para empreitada de qualificação da praia da Pedra Alta (Castelo de Neiva)

24 Setembro 2013

A Sociedade Polis Litoral Norte acaba de lançar o contrato da empreitada de reordenamento e qualificação da frente marítima do núcleo da Pedra Alta, na freguesia de Castelo de Neiva. Com valor base de 1,1 milhões de euros e um prazo de execução de 240 dias, esta é uma das empreitadas reivindicadas pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa.

O concurso visa o reordenamento e qualificação da frente marítima do núcleo da Pedra Alta, em Castelo de Neiva, sendo que a intervenção tem como objetivo “a realização de um conjunto de ações a executar na malha urbana e no sistema dunar enquanto fator de valorização e qualificação dos espaços publico e natural”. Ou seja, consiste na infraestruturação geral do núcleo, intervenção na rede viária e pedonal com introdução do canal da ecovia, e a recuperação e renaturalização do sistema dunar e das áreas degradadas.

O concurso tem o valor base de 1.1 milhões de euros e integra um ambicioso plano que reconhece a importância estratégica de Viana do Castelo e da sua zona costeira. A sua implementação implica o envolvimento de um leque diversificado de entidades públicas e privadas na execução dos projetos identificados na estratégia definida pelo Programa Polis Litoral Norte, tendo em vista a proteção e defesa da zona costeira, a valorização e promoção dos valores naturais e culturais e a valorização e inovação das atividades económicas.

No concelho de Viana do Castelo, em causa estão a valorização dos aglomerados populacionais da orla costeira, a beneficiação das vias de acesso e reordenamento das áreas de estacionamento, a criação de espaços verdes, a proteção costeira, a beneficiação das vias de circulação interna, a execução de estacionamento de retaguarda, a requalificação do espaço público e paisagístico do aglomerado e a criação de passadiços, para além de uma ciclovia, da criação de apoios de prática balnear e de apoio à prática desportiva náutica nas praias Norte, Cabedelo, Chafé/Amorosa, Castelo Neiva/Pedra Alta, estando previstas intervenções nos planos de praia na Praia da Ínsua, Praia de Afife, Praia da Arda /Bico, Praia de Paçô/Carreço, Praia da Amorosa – Chafé e Pedra Alta – Castelo de Neiva.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo