Página Inicial > Notícias > Laboratório...do Castelo

Laboratório de Promoção da Responsabilidade Social Empresarial na Região Norte instalado em Viana do Castelo

21 Fevereiro 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, na qualidade de Presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Alto Minho, esteve hoje na sessão pública de apresentação do Laboratório de Promoção da Responsabilidade Social Empresarial na Região Norte – RSE – INNOLAB. Na sessão de abertura marcaram também presença o vice-reitor da Universidade do Porto para as relações com empresas, inovação e empreendedorismo, Hélder Vasconcelos, e a Subdiretora Geral de Relações Laborais da Xunta de Galicia, María Coutinho Villanueva.


A sessão, que aconteceu no Centro de Remo de Viana do Castelo, foi promovida conjuntamente pela CIM Alto Minho e pela Universidade do Porto e teve como objetivo apresentar o INNOLAB, que está a ser criado no âmbito do projeto GEMCAT – Criação de Emprego de Qualidade Transfronteiriço, financiado pelo programa INTERREG V-A España Portugal (POCTEP). Este laboratório tem como destinatários as Pequenas e Médias Empresas (PME) do Norte do país.


O projeto, liderado pela Secretaria Geral de Emprego da Junta da Galiza, integra como parceiros a CIM Alto Minho, a Direção Geral do Trabalho, Conselleria da Educação e Emprego da Junta da Extremadura, o Município de Braga, a Consellería de Emprego da Junta de Castelo e Leão e a Universidade do Porto.


O RSE – INNOLAB da Região Norte está localizado em Viana do Castelo e será dinamizado em colaboração com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC).


O INNOLAB pretende dinamizar um gabinete de apoio e assessoria às empresas para a implementação de medidas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), através da realização de atividades que passam pelo desenvolvimento de serviços de apoio e assessoria às empresas para a implementação de medidas de responsabilidade social empresarial, presencialmente e on-line; pela recolha e sistematização de boas práticas em matéria de RSE, a nível nacional e internacional, avaliando o potencial de aplicação para as Pequenas e Médias Empresas do território.


O laboratório pretende ainda dinamizar ateliês e workshops para a identificação de experiências inovadoras em matéria de RSE, através de eventos de ‘networking’; desenvolver dinâmicas de capacitação para o desenho e implementação de projetos de RSE; dinamizar uma rede de mentores em matérias de responsabilidade social.


Assim, serão fornecidos às empresas os instrumentos que favoreçam o desenvolvimento de medidas socialmente responsáveis, nomeadamente a incorporação de medidas de igualdade de oportunidades, medidas de conciliação trabalho-família, reforçando os seus compromissos com as necessidades e preocupações da sociedade.


No âmbito do projeto GEMCAT, vão ser criados quatro INNOLABs, localizando-se um na região Norte, um na Junta da Galiza, um na Junta da Extremadura e outro na Junta de Castelo e Leão.