Página Inicial > Notícias > José Maria...economia do mar

José Maria Costa defende economia do mar

27 Junho 2012

AB39412aO Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, participou no I Congresso de Cooperação Transfronteiriça na União Europeia, onde foram discutidos novos modelos de cooperação inter-regional para 2014-2020, que estarão mais vinculados ao território e mais próximos do cidadão.

 Na sessão, que decorreu na Corunha, e na qualidade de Presidente do Eixo Atlântico, o autarca salientou a importância da economia do mar e dos transportes marítimos na Europa enquanto estratégia para o futuro. Para os elementos presentes, a politica de coesão passará pela elaboração de pactos territoriais em que os transportes, a inovação, a saúde e actividade económica terão especial relevo quer nas políticas, quer nos financiamentos europeus.

 No workshop, diversos especialistas em gestão dos territórios, mobilidade e energia, foi referida a importância dos transportes marítimos na Europa e o desenvolvimento das cidades portuárias como cidades integradoras e de desenvolvimento inclusivo que passa pelo porto/cidade portuária e áreas envolventes.

A Comissão “Arco Atlântico”, que agrupa 24 regiões europeias, apresentou ainda um documento estratégico em que faz a aposta para este espaço inter-regional na pesca sustentável, no desenvolvimento marítimos e da nova economia do mar.

 Para o Comité das Regiões, o próximo quadro comunitário deverá ser dada maior atenção aos transportes transfronteiriços pois, defende José Maria Costa, “onde não há mobilidade não há cooperação”.