O novo livro conta assim a história de uma mulher que cai do céu durante uma tempestade tropical e tem como únicas testemunhas Bartolomeu Falcato, escritor e cienasta, e a amante Kianda, cantora com uma carreira internacional de grande sucesso. Um traficante de armas, um curandeiro ambicioso, um antigo terrorista, um ex-sapador, um jovem pintor autista, um anjo negro e dezenas de outras personagens cruzam-se neste romance que apresenta ruas de Luanda em convulsão em 2020.
José Eduardo Agualusa nasceu no Huambo (Angola) a 13 de Dezembro de 1960. Fez os seus estudos secundários em Viana do Castelo. Estudou Agronomia e Silvicultura em Lisboa e Luanda e iniciou a sua carreira literária em 1988, com a publicação de um romance histórico "A Conjura". É autor de oito romances, uma novela, sete recolhas de contos e crónicas, três livros para crianças, três peças para teatro, um livro de reportagens e um relato de viagens. Ao seu romance "O vendedor de Passados" foi atribuído o Prémio Independent - Ficção Estrangeira.
A Biblioteca Municipal, situada junto ao rio Lima num magnífico edifício construído de raiz com o traço de Álvaro Siza Vieira, é palco de diversos eventos culturais, com destaque para apresentação de livros, exposições e eventos teatrais. Possui um acervo de mais de cem mil livros e diversos espaços de apoio ao leito, com destaque para o serviço para invisuais, que podem ler jornais e várias edições de livros.
Viana do Castelo, 25 de Junho de 2009
Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo